Com a ampliação do público vacinado, queda nas hospitalizações e mortes por Covid-19, as escolas passaram a receber mais alunos. A Rede Municipal de Ensino em Paranaguá já atende 90% dos estudantes do Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos) nas salas de aulas.
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi), o ensino híbrido continua de acordo com a realidade de cada instituição. “E está passível de mudança decorrente das alternâncias que as orientações de saúde estabelecem”, informou a Semedi.
No entanto, para esse retorno ser o mais seguro para as crianças e profissionais da educação, os cuidados foram intensificados para evitar o contágio da doença.
“Todo o Plano de Biossegurança foi construído em parceria com a Secretaria de Saúde. Sendo assim, temos priorizado o monitoramento no uso frequente de máscara e álcool em gel, aferição de temperatura e o distanciamento social”, afirmou a Semedi.
A Rede Municipal conta com, aproximadamente, 16 mil estudantes em 73 instituições entre Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Escola de Educação Especial e EJA. “Nossos profissionais destacam os desafios que o ensino remoto ocasionou na aprendizagem dos estudantes. Sendo necessária a elaboração de um plano de recuperação por cada instituição”, destacou a Semedi.
As escolas municipais em Paranaguá iniciaram o retorno das aulas presenciais no dia 19 de julho. Os pais ou responsáveis tiveram que assinar um termo de compromisso. Todas as salas de aula foram preparadas para receber os alunos com segurança e distanciamento entre as carteiras, além dos professores estarem sempre com máscaras e seguindo as orientações de saúde.
Inicialmente, as atividades retornaram de forma híbrida, com parte dos alunos em sala de aula e outra parte com as aulas remotas. Cada escola fez o seu planejamento de retorno para, aos poucos, ampliar o número de estudantes no presencial.
Fotos: Semedi