A Maçonaria almeja o aperfeiçoamento humano, pois considera que melhorar o homem é o caminho mais evidente para aperfeiçoar a humanidade. Para tanto, preza por inspirar, cultivar e preservar virtudes, valores morais e bons costumes, entre os seus integrantes como dever e na sociedade em geral como aspiração.
É natural, portanto, que haja na Instituição uma constante preocupação quanto à juventude, aqui compreendida como o conjunto de jovens que se encontram entre a infância e a vida adulta e que, chavão à parte, são de fato o futuro da nação.
A partir de 18 anos, o jovem já pode ingressar na Maçonaria, desde que reúna outros requisitos previstos nas leis próprias que regem o assunto. Mas há também, no Brasil e em nível mundial, uma série de entidades paramaçônicas que se dedicam aos jovens e possibilitam estender-lhes, desde a infância, os conceitos maiores que embasam o ideal de comportamento maçônico.
São instituições patrocinadas e mantidas pela Maçonaria, ou associações que professam seus princípios e integram a família maçônica (por isso, “paramaçônicas”), e têm justamente como propósito preparar o jovem para um mundo melhor, e como principal objetivo trabalhar pela sociedade e fortalecer os laços fraternos. Em geral, baseiam-se em fundos de cena destinados a motivar o imaginário de seus integrantes.
Lembrando o tema anteriormente abordado nesta coluna, percebe-se que educar os jovens através dos princípios maçônicos de igualdade e liberdade fortalece na juventude a necessidade de preservação e luta pela democracia. A melhor compreensão do papel do jovem, sem se prender a conceitos religiosos, mas, sim, a princípios morais, revela que a Maçonaria nunca se fechou para os problemas sociais.
A “Maçonaria pode dizer que as ações e associações paramaçônicas são as janelas mais bonitas da instituição, são a sua sustentabilidade futura, a sua aproximação com a Sociedade. Estas iniciativas conectam a Maçonaria com a Sociedade, e junto com as suas mensagens ajudam a disseminar o propósito da Maçonaria”.
Na próxima semana apresentaremos informações sobre as principais ações paramaçônicas destinadas à juventude.
(Com informações do GOB-PR e fundamento em obras de E.S. Cysne, M.A.M. Dantas, M.C.Loureiro e A.A. Marinho)
Dúvidas sobre a Maçonaria? Encaminhe sua pergunta para esta coluna no e-mail [email protected] .
Responsável: Loja Perseverança – Jorn. Fernando Gerlach (DRT-PR nº 2327)