conecte-se conosco

Trabalho

Antonina recebe programa Carreta do Conhecimento e oferta curso de capacitação

São 75 vagas para o Curso de Mecânica Industrial

Publicado

em

A Prefeitura de Antonina, através da Secretaria de Indústria e Comércio em parceria com a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), oferece o Curso de Mecânica Industrial com carga horária de 80 horas para qualificação profissional.

O programa Carreta do Conhecimento, que leva cursos profissionalizantes em unidades móveis a todas as regiões do Paraná, chega a Antonina com vagas abertas em curso de capacitação. A iniciativa do Governo do Estado é executada pela Secretaria estadual da Justiça, Família e Trabalho, em parceria como Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Volkswagen. O objetivo é qualificar pessoas para ocuparem postos de trabalho no Estado.

“Já iniciamos as inscrições via página da Sejuf, são 75 vagas para Antonina e serão três horários de aula, sendo manhã, tarde e noite. O início do curso é dia 4 de outubro de 2021”, informou o secretário Municipal de Indústria e Comércio de Antonina, Marlon Cruz.

Essa nova etapa do projeto inicia, em vários municípios do Paraná, no próximo dia 27 (segunda-feira) com 75% das aulas on-line e 25% presenciais, de acordo com os protocolos sanitários determinados pela secretaria estadual da Saúde. Em todo Estado, a Sejuf disponibilizará 104 turmas nas habilitações de elétrica automotiva, informática básica, refrigeração, mecânica industrial, corte e costura industrial, instalações elétricas, manutenção de motocicletas e panificação. Em Antonina, o programa oferecerá Curso de Mecânica Industrial com carga horária de 80 horas.

“Estamos qualificando nossos trabalhadores antoninenses por meio de cursos técnicos profissionalizantes, para uma melhor inserção no mercado de trabalho. Investir no antoninense é investir no futuro de Antonina”, frisou o secretário Municipal de Indústria e Comércio de Antonina.

Critérios

Para participar do Programa Carreta do Conhecimento, o interessado deve ser maior de 16 anos, comprovadamente, sendo que os menores de 18 anos serão inscritos somente nas turmas de horários à tarde; ter auto declaração de escolaridade mínima de ensino fundamental completa; conhecimento de informática básica; possuir smartphone ou ter acesso à internet.

Antonina oferece o Curso de Mecânica Industrial com carga horária de 80 horas, em três turnos, sendo a primeira turma das 12h30 às 15h30; a segunda turma das 15h45 às 18h45 e a terceira turma das 19h45 às 22h45.

Prefeito José Paulo Vieira Azim ao lado do secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, no lançamento do programa Carreta do Conhecimento

“Priorizamos a geração de empregos. O governo tem realizado trabalho intenso para atrair investimentos e novas empresas para o Paraná, e elas precisam de bons profissionais, de trabalhadores qualificados e preparados para entrar no mercado de trabalho”, afirma o secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost.

O professor realizará a aula on-line diretamente da Carreta do Conhecimento Digital. Cada aluno acompanhará a aula de sua residência, utilizando o chip 4G fornecido pelo SENAI, por meio de plataforma dedicada, para uma melhor experiência. Os 75% teóricos dos cursos serão feitos no formato on-line, no qual o professor além de ensinar a teoria, demonstrará toda a parte prática nos mesmos equipamentos que os alunos utilizariam na Carreta do Conhecimento.

A parte prática dos cursos, que compreende a 25%, será realizada nas Carretas do Conhecimento. No primeiro dia de aula prática será realizado um teste rápido para detecção de Covid-19 em todos os alunos. O resultado deste teste é fornecido em minutos, liberando assim o aluno para a atividade prática.

Mesmo com o teste rápido, é obrigatório seguir o protocolo de higiene e segurança do Sistema FIEP, o qual prevê a medição de temperatura de cada aluno, obrigatoriedade do uso de máscara, utilização de álcool em gel 70%, dentre outros cuidados, para mitigar os riscos de contágio.

O programa Carreta do Conhecimento chega a Antonina com vagas abertas em curso de capacitação

Foto: Valdelino Pontes / AEN

Em alta

plugins premium WordPress