Os bons resultados do Rio Branco no Campeonato Paranaense fizeram com que o torcedor voltasse de vez a frequentar o Estádio Nelson Medrado Dias em 2020. A crescente nas bilheterias mostra que o clube e a torcida estão em sintonia em busca da vaga na Série D do Brasileirão, mostrando que o centenário clube do litoral paranaense não merece ter calendário apenas nos três primeiros meses do ano.
De acordo com o borderô, lançado no site da Federação Paranaense de Futebol, no jogo contra o FC Cascavel no sábado, 15, um total de 4.588 torcedores pagaram ingresso para assistir ao empate contra o líder do paranaense. O público total anunciado na partida foi de 4.964, muito próximo da lotação máxima da Estradinha que hoje é de 5.500.
A diretoria alvirrubra conquistou estes números após lançar ações promocionais para aquisição do ingresso antecipado. Segundo o boletim financeiro, o clube teve uma arrecadação bruta de R$ 113.610,00. Com os descontos das despesas gerais, o clube contabilizou uma renda de R$ 47.356,70.
Média de público nos últimos três anos
Com os maus resultados e lutas constantes contra o rebaixamento nos últimos anos, a média de público do Leão da Estradinha também sofreu uma drástica queda. Em 2017, o alvirrubro ficou entre os oito melhores do Estado, garantindo sua vaga para o "mata-mata" e acabou sendo eliminado pelo Londrina depois de duas derrotas (1×0; 4×0). Neste ano, a média chegou a 1.481 torcedores em 6 jogos. O maior público foi na partida contra o Athletico Paranaense (1×1), com total de 2.780.
Em 2018, o Estadual foi disputado em dois turnos. No primeiro, o clube disputou três jogos em casa e chegou a média de 966 torcedores nas arquibancadas. O empate entre Rio Branco e Cascavel (2×2), levou 1.684 torcedores ao estádio, garantindo o maior público da equipe no primeiro turno. No turno seguinte, a média caiu e chegou a 628 torcedores nas únicas duas rodadas em casa. Na estreia perdeu para o Toledo (4×2), 832 pessoas acompanharam a derrota e na quarta rodada venceu o Prudentópolis (3×1), o público chegou a 424 torcedores. Fechando em 2018 com a média de total de 1.594.
Em 2019, a média de público na Estradinha superou a de anos anteriores e chegou a 1.692 torcedores, quando 8.460 assistiram aos cinco jogos em casa do time no paranaense. O jogo com mais torcedores foi na vitória contra o Cianorte (1×0), que levou 2.781 pagantes para o Nelson Medrado Dias.
Neste Paranaense, o bom resultado em campo está sendo refletido nas arquibancadas. Em quatro jogos, a média de público chegou a 2.769 torcedores acompanhando o Leão da Estradinha no Estadual. O maior público presente foi registrado no sábado, 15, quando 4.588 pessoas acompanharam o empate contra o FC Cascavel (1×1). Estes números podem ganhar mais força, já que o clube ainda enfrentará o PSTC, no dia 1.º, pela 9.ª rodada.
O próximo jogo do Rio Branco será contra o Londrina, fora de casa. Um bom resultado poderá garantir a maior média de público dos últimos anos, a classificação para a próxima fase, vaga na série D e quem sabe brigar pela Copa do Brasil 2021.
Texto e fotos: Diogo Monteiro/Assessoria Rio Branco SC