Ciência e Saúde

Prefeitura avança na viabilização documental do novo hospital de Matinhos

Projeto executivo viabilizará a construção do novo espaço

nyq0qja2 1629233023

Na manhã do sábado, 14, o secretário municipal de Saúde, Paulo Henrique de Oliveira, se reuniu junto à equipe técnica da Secretaria de Saúde, para realizar o fechamento do Programa de Necessidades para construção de um novo hospital em Matinhos. Este é um importante avanço para viabilização da obra, visto que o documento é a peça principal para elaboração do projeto executivo que viabilizará a construção do novo espaço, trazendo detalhes como materiais, canteiro de obras, projeto hidrossanitário e elétrico, bem com outros itens técnicos para o pontapé inicial do hospital.

Segundo o município, nesta semana o prefeito Zé da Ecler assinará a autorização para contratação de empresa responsável pela elaboração do projeto. O novo hospital faz parte do programa de gestão do prefeito, executado pela pasta municipal de Saúde. “O Programa de Necessidades é primordial para a construção de um novo complexo hospitalar, não apenas para nortear as questões construtivas de acordo com as portarias e normativas da Vigilância Sanitária, mas também, principalmente para que os prédios atendam às necessidades práticas do cotidiano de uma unidade hospitalar, se evitando desta forma a construção de espaços públicos que acabam se tornando ‘elefantes brancos’ por não se adequarem às reais necessidades técnicas”, informa o secretário municipal de Saúde, Paulo Henrique de Oliveira.

Área em que hospital será construído

Segundo o gestor, o programa também é utilizado para o Ministério da Saúde (MS) identificar o potencial da unidade, definindo a concentração de recursos que vão desde o credenciamento até o custeio de procedimentos junto aos governos Federal e Estadual. “A área escolhida para receber a construção do Novo Hospital, é o terreno do atual prédio da Secretaria da Saúde de Matinhos, que deverá abrigar além da sede da Secretaria, o novo complexo hospitalar com acessos pelas Avenidas JK e Paraná, e também pela Rua Estados Unidos”, afirma Oliveira.

Próximos passos 

“Os próximos passos consistem na abertura de processo licitatório para a elaboração do projeto executivo, que contempla os projetos arquitetônico, hidros-sanitários, elétrico, paisagístico, de climatização, de prevenção contra incêndio, de fundações e estrutura em concreto armado, de estruturas metálicas, de terraplanagem, de radioproteção e das redes de gás. O projeto executivo deverá contemplar ainda, a confecção das planilhas de serviços e cronogramas físico e financeiro, planos de gerenciamento de resíduos da construção civil e de serviços de saúde, o levantamento planialtimétrico e o relatório de sondagem”, detalha Paulo Henrique.

O secretário afirma que assim que o projeto for entregue ao município, será feita a licitação para contratação da execução do projeto. “Ou seja, a construção efetivamente. Sem o projeto executivo, é difícil apontar um valor para a construção, porém, diante das diversas visitas técnicas que a equipe da Secretaria da Saúde realizou, podemos chegar a uma projeção de aproximadamente R$ 40 milhões para a construção do empreendimento. O cronograma da secretaria é de que o projeto executivo seja apresentado ainda neste segundo semestre de 2020, e a abertura de licitação para a construção já no início de 2022. Somente de posse do Projeto Executivo poderemos ter uma previsão de quanto tempo levará a construção”, detalha.

Demanda

O secretário de Saúde ressalta que a estrutura existente do Hospital Regional do Litoral (HRL) é importante para a saúde pública litorânea, entretanto, o novo hospital de Matinhos é uma necessidade diante da demanda dos cidadãos da região. “Diante das estruturas do HRL se encontrarem constantemente sobrecarregadas, e das filas para cirurgias eletivas e pequenos procedimentos sempre consistirem em demasiada demora de resolutividade, temos por urgente a ampliação dos equipamentos hospitalares do nosso Litoral. Ademais, é preciso sempre se registrar que a construção do novo hospital, consta do Programa de Governo do Prefeito Zé da Ecler, que foi eleito mediante este dentre outros compromissos junto à população, portanto é o desejo da população de Matinhos que a cidade receba um novo hospital, e esta é a principal premissa que nos faz trabalhar neste sentido”, complementa.

Paulo Henrique afirma que o novo centro hospitalar trará um salto de qualidade na saúde em Matinhos. “Em primeiro lugar o novo hospital deverá concentrar os atendimentos públicos e privados, o que deverá desafogar diretamente o atendimento SUS, visto que não há estrutura hospitalar privada na cidade de Matinhos, fazendo com que todos os atendimentos sejam feitos pela UPA 24 horas e pelo Pronto Atendimento do Hospital Navegantes. Além disto, o Programa de Necessidades identificou que o novo hospital poderá acomodar até 20 leitos de UTI, operar algumas cirurgias eletivas, pequenos procedimentos, cirurgias e procedimentos ortopédicos, além de se tornar o hospital de referência regional para obstetrícia e para cirurgias ginecológicas, cuja fila junto à 1.ª  Regional de Saúde é bastante extensa”, detalha. 

“Por fim, importante destacar que o município de Matinhos aporta a base de operações da Operação Verão, e a medida que as pessoas se sentirem mais seguras com relação à cobertura de saúde, consequentemente Matinhos receberá maior número, não somente de turistas, mas também de moradores”, finaliza Paulo Henrique de Oliveira.

Foto: Prefeitura de Matinhos/Divulgação

Você também poderá gostar

Prefeitura avança na viabilização documental do novo hospital de Matinhos

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.