A previsão, segundo o Climatempo, é que a chuva comece a diminuir no fim de semana
O Climatempo fez um alerta, durante a semana, sobre o risco de alagamentos e deslizamentos de terra na faixa litorânea de São Paulo até Santa Catarina. Isso se deve ao grande volume de chuva observado nos últimos dias.
De acordo com a Defesa Civil do Paraná, quem mora ou estiver em uma área de alagamento, precisa tomar alguns cuidados. Um deles é não deixar crianças brincarem nas águas de inundações e enxurradas. Além de vários perigos, elas poderão estar contaminadas.
“Nos casos de alagamento, devem se atentar se as águas estão subindo, já protegendo os bens necessários e procurando local seguro antes que as águas atinjam um nível arriscado. Devem evitar passar pelo meio das águas sem proteção, elas podem esconder escombros, buracos e outros obstáculos. Ao se deparar com situações de risco devem procurar a defesa civil local ou Corpo de Bombeiros”, destacou a Defesa Civil do Paraná.
Se estiver em veículos, a orientação é para estacionar em um local elevado e esperar a água baixar. “Não fique próximo a caminhões ou ônibus. Veículos de grande porte provocam ondas que podem alagar o seu carro e fazer com que perca o controle da direção. Não pare o carro próximo a árvores ou postes. Evite atravessar áreas alagadas, só faça isso se for realmente necessário”, disse a Defesa Civil.
Nos casos de alagamento, é preciso se atentar se as águas estão subindo, já protegendo os bens necessários e procurando local seguro antes que as águas atinjam um nível arriscado. “Devem evitar passar pelo meio das águas sem proteção, elas podem esconder escombros, buracos e outros obstáculos. Ao se deparar com situações de risco devem procurar a defesa civil local ou corpo de bombeiros”, afirmou a Defesa Civil.
A recomendação é também para que as pessoas fiquem atentas e acompanhem os alertas emitidos pela Defesa Civil. “Podem se cadastrar para receber os SMS gratuitos de alertas (mandando o CEP para 40199)”, frisou a Defesa Civil do Paraná.
Com relação a deslizamentos, as pessoas que moram próximas a encostas devem ficar atentas. “Especialmente, quando há muita chuva acumulada, para indícios como rachaduras e trincas nas encostas, árvores e postes inclinados, e outros indícios de movimentação. Nesses casos, devem procurar local seguro e entrar em contato com a defesa civil local”, afirmou.

Acumulado
O Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) divulgou, na tarde de sexta-feira, 13, que os acumulados de precipitação superaram os 80 mm em Guaraqueçaba e Guarapuava.
A chuva atingiu desde o oeste do Estado, passando pela região central e também no leste, entre a Região Metropolitana e as praias. Algumas descargas atmosféricas ocorreram nos Campos Gerais. “Na região de Curitiba, inclusive nos reservatórios que abastecem a região, a chuva superou os 50 mm”, informou o Simepar.
Em todo o Estado, entre quinta e sexta-feira, dias 12 e 13, a chuva foi mais expressiva em Guaraqueçaba, onde o Simepar registrou 76 mm.
A previsão, segundo o Climatempo, é que a chuva comece a diminuir no fim de semana. “No sábado, 14, muitas nuvens se espalham ainda sobre estas áreas. Há previsão de chuva moderada ao longo do dia no litoral do Paraná e litoral norte paulista. No litoral catarinense a chuva pode vir com fraca intensidade ao longo do dia. Gradualmente as instabilidades vão perdendo força”, afirmou o Climatempo.
Já no domingo, 15, a chuva já perde força sobre o litoral de São Paulo e o dia vai ser marcado por variação de nebulosidade. O céu segue nublado com possibilidade de garoa ao longo do dia desde o litoral do Paraná até o litoral norte de Santa Catarina.
Foto: Divulgação 8.º Grupamento de Bombeiros