Nesta semana, o prefeito de Paranaguá Marcelo Roque usou as redes sociais para informar que os projetos foram aprovados para que o Governo do Estado possa novamente licitar a obra de construção do Centro da Juventude. O espaço fica no bairro Bertioga e está há mais de 10 anos abandonado.
“Assinei o projeto aprovado pela Vigilância Sanitária e da Secretaria de Urbanismo, para que o Governo do Estado possa licitar a tão sonhada construção do Centro da Juventude, no bairro Bertioga. Agora vai”, destacou o prefeito.
A obra do Centro da Juventude foi interrompida um ano depois do início das obras, deixando como herança aos moradores da região um espaço para uso e venda de drogas. Ao lado do terreno está instalado o Colégio Estadual Carmen Costa Adriano.
Segundo a prefeitura de Paranaguá, o Termo de Concessão para que seja licitada a obra foi prorrogado até 2025. “Prorrogamos a concessão do terreno até 2025 para o Estado e aprovamos os projetos. Agora é só o Estado licitar a obra novamente”, comentou o prefeito Marcelo Roque e disse da possibilidade da obra estar funcionando em 2022. “Eu tenho conversado com o secretário de Estado Ney Leprevost, que é a pasta dele, e agora é licitar e esperar que até no máximo o início ou metade do ano que vem essa obra esteja funcionando para o nosso povo. Então, uma obra que há mais de 10 anos está sendo aguardada e agora tendo essa possibilidade no nosso governo e no governo Ratinho Junior de tirar do papel e que os nossos jovens possam aproveitar da melhor forma possível”, completou.
A proposta é oferecer atividades educacionais, culturais e de lazer para os jovens. O terreno está localizado na Região Sul da cidade, onde obras como essa são esperadas por moradores e frequentadores da região, que vem crescendo com o passar dos anos. Como a obra está abandonada, o prefeito frisou que a construção do Centro da Juventude será mais um “elefante branco” que deixará de existir para servir de um espaço onde todos possam usufruir.
“Quando eu assumi a prefeitura de Paranaguá, o que mais teve em Paranaguá foi “elefante branco”, cito o Céu das Artes, Mega Rocio e Estação Ferroviária. Essa obra está há mais de 10 anos parada e ali é um Centro da Juventude com tudo aquilo que precisa para as nossas crianças, jovens, adolescentes, para sair desse meio ruim que a gente fala. É a função do esporte dentro da nossa cidade, como estamos fazendo com o projeto Meu Campinho que já são mais de 12, agora com o Estádio-Escola Fernando Charbub Farah. Então, tudo isso é bom para a formação dos nossos jovens e também quem sabe formar novos atletas representando nossa cidade”, relatou o prefeito.
O Centro da Juventude de Paranaguá será um espaço de referência para os jovens, uma vez que estará acessível, aberto e democrático, ofertando atividades culturais, artísticas, esportivas, tecnológicas, profissionalizantes e de formação para a cidadania.