Na tarde de terça-feira, 27, o Deputado Estadual e Secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Estado do Paraná, Márcio Nunes, visitou a sede da Folha do Litoral News, em Paranaguá, onde na oportunidade, parabenizou a cidade pelos 373 anos e destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido entre o município e o Estado.
“Para mim é uma honra enorme estar aqui e hoje ser um dos deputados que representa o município de Paranaguá. Agora, com esse relacionamento que existe entre o governo Ratinho Júnior e o governo Marcelo Roque, acabou se estreitando e o governo do Estado tem um olhar diferenciado para o litoral do Paraná, que tem Paranaguá como a cidade-polo, pois se Paranaguá vai bem os demais municípios da região também irão, já que isso tem um reflexo automático”, disse Márcio Nunes.
A Secretaria Estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) tem por finalidade formular, coordenar, executar e desenvolver políticas de proteção, conservação e restauração do patrimônio natural, bem como gerenciamento de recursos hídricos, saneamento ambiental, resíduos sólidos, gestão territorial, política agrária, fundiária, mineral e geológica. Além da implantação de política de turismo, visando o desenvolvimento sustentável do Estado do Paraná.
Porto de Paranaguá
O secretário Márcio Nunes destacou a importância que tem o Porto de Paranaguá, sendo um dos maiores do Brasil. “Estamos falando de uma cidade que tem um dos maiores portos do Brasil, um porto estratégico não só para Paranaguá, mas para o Paraná, Brasil e o mundo. Por aqui temos a saída de grande parte dos produtos paranaenses, mato-grossenses e do Brasil, que vem crescendo na sua produção, mas também é uma grande porta de entrada dos fertilizantes que fertilizam o nosso país”.
Nunes comentou desta relação entre o governo municipal e estadual para viabilizar melhorias e projetos que venham de encontro com as necessidades da região. Paranaguá, além de ser uma cidade histórica, é também um lugar onde o turismo se destaca, devido à gama de opções disponíveis que se pode explorar. “Nós temos aqui o maior remanescente de Mata Atlântica existente no Brasil, que tem uma biodiversidade maior que a Amazônia. Temos aqui a questão do turismo, não só de praia, de belezas naturais, como a Ilha do Mel, mas também o turismo religioso com o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, que é a padroeira do Paraná. Então, nossa secretaria surgiu com a missão de equilibrar o crescimento, desenvolvimento, geração de emprego, renda, melhoria na qualidade de vida das pessoas. Fazer turismo, cuidar do meio ambiente e recuperar este meio ambiente ao mesmo tempo”.
Vacinação e Retomada do Turismo
Paranaguá segue avançando na campanha de vacinação contra a Covid-19, se aproximando da faixa etária dos 18 anos. Com essa perspectiva de retomada da economia e do turismo na região, o secretário afirmou que a cidade serve de referência para o Brasil. “Parabenizo Paranaguá, pois está com a vacinação bem adiantada. Estou muito feliz, quando cheguei aqui na cidade já vi escolas funcionando e isso dá uma alegria na gente, me parece um renascer, uma retomada. Mas nós temos pensado o turismo e o desenvolvimento juntos, e quando falamos em Paranaguá é muito necessário que as obras de infraestrutura possam acontecer e neste sentido estamos tomando todo cuidado e tenho certeza que vamos melhorar a mobilidade na cidade”.
Nova Ferroeste
Entre os terminais da Ferroeste em Guarapuava e Cascavel circularam no primeiro semestre deste ano 800 mil toneladas de produtos em 6.638 contêineres. O volume representa um crescimento de 3% em relação ao mesmo período de 2020. A Ferroeste poderia transportar até 5 milhões de toneladas por ano, mas o traçado atual da Malha Sul, por onde segue a carga a partir de Guarapuava até chegar ao Porto de Paranaguá, possui dois grandes gargalos.
Por isso, o projeto da Nova Ferroeste é uma das apostas do setor produtivo. Vai ampliar a capacidade de transporte, melhorar o escoamento e praticar preços mais atrativos. “Estamos vindo com um novo projeto no Paraná que é a Nova Ferroeste, que será um projeto impactante e melhorando as condições de entrada e saída, possibilitando que nossos produtos sejam competitivos, mas também tomando um cuidado extremo para que essas obras que estarão dentro de Paranaguá, que não prejudiquem o município, pelo contrário, que elas possam melhorar a mobilidade da cidade. Temos sempre colocado que o porto possa ser uma grande mola mestra indutora do crescimento e desenvolvimento”, descreveu Nunes.
“Nós temos obras importantes como a da PR-412, que liga Paranaguá a Pontal do Paraná. Várias obras de infraestrutura e obras de arte que serão contempladas nesse novo modal com ferrovias, passarelas, trincheiras, entre outras. Os pátios de caminhões regulamentados da maneira que podem funcionar, para que não tenha esse excesso de caminhões parados na rua onde os caminhoneiros não têm lugar para permanecer” completou.
Obras
O secretário de Estado, Mário Nunes, por diversas oportunidades esteve em Paranaguá para anunciar obras e reformas, agora para o aniversário dos 373 anos ele reforça o compromisso junto do governo Ratinho Junior para que as benfeitorias sejam realizadas no município. “Obras importantes dentro de Paranaguá, como o entorno da Praça de Eventos Mário Roque, do alargamento da passarela para a Ilha dos Valadares, a revitalização do Santuário do Rocio, o entorno do Aquário de Paranaguá e a Ilha das Cobras se transformando na Escola do Mar. Então, o Estado pensa sempre como um todo e é uma satisfação fazer parte deste governo que realmente olha diferente para o litoral do Paraná”.
Mensagem
“A mensagem é de respeito do Governo do Paraná para todo povo de Paranaguá. Encontrar aqui uma cidade bonita, organizada e bem cuidada pelo prefeito Marcelo Roque, que deseja receber turistas, o desenvolvimento e todo esse transporte de carga, primeiro tem que estar bem organizada para os munícipes, para as pessoas que aqui moram, ninguém consegue receber bem os outros se não estiver organizada e o Marcelo tem feito isso, ele herdou do pai, do saudoso Mário Roque, que era conhecido como o prefeito do povo de Paranaguá”, finalizou.