No domingo, 18, a escoteira Vitória Pugsley do Grupo Escoteiros do Mar Antonina-PR e Lais Farias do GE do Mar Legatis Regis-SP participaram de uma regata, na raia da regata Snipe Challenge, no Yatch Club Rio de Janeiro. O evento foi um preparatório para o campeonato mundial feminino da Classe Snipe que ocorrerá em outubro em Guarapiranga.
Esta é a primeira regata desta dupla feminina, representando a União dos Escoteiros do Brasil e os Escoteiros do Mar. Com apoio do Yatch Club Paulista e do chefe Paulo, elas reformaram o snipe, receberam clínicas e os primeiros treinamentos na classe. Nesta regata elas estão em processo de ajustes, regulagem e adaptação ao barco; em resumo é uma regata treino. Elas batizaram a embarcação com o nome de Maria Pérola, em homenagem a uma das grandes mulheres do Brasil. Maria Pérola Sodré, dedicou 92 anos de sua longa vida de 97 ao escotismo do mar no Brasil, ao próximo e às crianças do Rio de Janeiro desempenhando vários papéis como professora de matemática, chefe escoteira e até enfermeira durante um grande incêndio no Rio de Janeiro que ficou na história.
A Vitória é escoteira e aluna da Escola de Vela dos Escoteiros do Mar de Antonina, que opera em parceria com o Clube Náutico de Antonina (CNA) com apoio da Prefeitura de Antonina, Marinha do Brasil – Capitania dos Portos do Paraná, Secretaria de Esportes do Paraná (Programa Geração Olímpica-Copel) e Federação de Iatismo do Paraná (FEIP) e CBVela. Bravo Zulu Vitória e Lais.
Com informações do GE do Mar Antonina-PR
Fotos: GE do Mar Antonina-PR