No dia 14 de junho, o município de Guaraqueçaba começou a vacinação contra a Covid-19 em pessoas acima dos 18 anos. A cidade foi a primeira do litoral do Paraná a imunizar a população desta faixa etária. A região conta com 19 comunidades isoladas, com pequenos grupos populacionais que podem chegar a 300 pessoas.
De acordo com a Assessoria de Comunicação e Imprensa de Guaraqueçaba (Acig), o município está há 10 dias sem registrar casos confirmados de Covid-19. “O levantamento aponta que em 29 de junho foi o último dia em que houve registro de confirmação da doença em moradores da cidade”, relata.
O último óbito confirmado por consequência da doença ocorreu no dia 12 de junho.
O Painel Coronavírus, da Prefeitura de Guaraqueçaba, divulgou os dados da vacinação contra a Covid-19 na cidade. O “vacinômetro” do município é atualizado periodicamente de acordo com as doses de vacinas disponíveis e também com o fluxo de guaraqueçabanos que buscam os locais de vacinação para receber a imunização.
A população total de Guaraqueçaba é de 7.871 moradores, sendo 5.751 maiores de 18 anos e que devem ser imunizados. Na última atualização realizada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), 5.215 guaraqueçabanos já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Ainda de acordo com a Sesa, foram 1.276 pessoas que receberam a segunda dose até o momento. O município não aplicou a vacina da Janssen, em dose única, na população.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, há sete casos ativos da doença na cidade. “São sete casos ativos da doença, 793 pacientes recuperados, 822 casos confirmados, 2492 casos descartados, 21 óbitos, 13 casos suspeitos”, informou. Até hoje foram 8.102 vacinas recebidas e 6.580 doses aplicadas.
Os moradores de Guaraqueçaba maiores de 18 anos deverão comparecer nos locais de vacinação munidos de documento original com foto, cartão do SUS e comprovante de residência atualizado no município.
São três principais locais de vacinação: na Ilha do Superagui (Unidade Básica de Saúde Lídio Michaud), na Sede do Município (Unidade Básica de Saúde Padre Mario di Maria) e na Comunidade Rural do Tagaçaba (Unidade Básica de Saúde Nelza Ferreira Terra).
Fotos: Renato Soares