Devido à nova realidade que a população está vivendo em decorrência da pandemia da Covid-19, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur) realiza, de 1.º a 13 de maio, a I Mostra de Teatro On-line de Paranaguá.
A ação, além de inovadora, é fruto de uma parceria entre a Secultur e as companhias teatrais de Paranaguá. Os parnanguaras poderão acompanhar as apresentações, as quais são frutos do projeto da Lei Aldir Blanc, realizado no fim de 2020, assim como rodas de conversas nas datas acima citadas, através de sua página no Facebook.
“Estamos vivendo uma nova realidade devido à Covid-19, então a equipe da Secultur firmou uma parceria com as companhias teatrais e organizou a mostra para levar cultura, através das apresentações teatrais e rodas de conversa, seguindo todos os protocolos dos órgãos de saúde”, destacou o secretário da pasta, Harrison Moreira de Camargo.
Confira a programação:
1/05: Fragmentos poéticos da terra caiçara – da Fantástica Cia de Teatro, às 20h;
2/05: Peixe Morto – da Cia de Teatro de Bonecos La Pollila, às 16h;
3/05: Júlia da Costa – Alma da poesia e sombras – Companhia os Palhaçudos, às 20h;
4/05: Causos do Teatro Parnanguara – Cia de Artes Cênicas Sem Farsa Modesta, às 20h;
5/05: Um pão para cada vizinho – Cia de Teatro de Bonecos La Pollila, às 20h;
6/05: O objeto culposo – Cia de Teatro de Bonecos La Pollila, às 20h;
7/05: Mistério dos Orixás – cia Reticências…. Produções, às 20h;
8/05: A lenda da perereca – cia Povaréu Bonequense, às 16h;
9/05: O velho, o burro e o manguezal – cia Povaréu Bonequense, às 16h;
10/05: A fonte – Cia de Artes Cênicas Sem Farsa Modesta, às 20h;
11/05: Gaiolas – Cia de Teatro de Bonecos La Pollila, às 20h;
12/05: Gabriel – Guto Quenehenn, às 20h;
13/05: Quem casa, quer casa – Cia Cultural Rainha Maçã, às 20h.
Conheça as Cias teatrais que participarão da mostra:
A Fantástica Cia de Teatro
A companhia é formada por Mariana Zanette na direção artística, Aorelio Domingues na cenografia, Marcela Zanette na sonoplastia e direção musical e Augusta Zanette, na execução dos figurinos. Nosso trabalho busca uma estética voltada para o realismo fantástico, o lúdico e o teatro como forma de comunicação reflexiva. Nosso trabalho engloba a música, o teatro e o circo para a montagem de espetáculos que levem o público a um universo mágico, de sonho, do inconsciente. Com uma dramaturgia que trate de assuntos pertinentes à sociedade contemporânea. Trabalham com inúmeras parcerias em espetáculos de produtores e companhias diversos, grupos musicais, grupos circenses. Sempre priorizando as relações pessoais e o afeto com a arte.
Cia de Teatro de Bonecos La Pollila
A companhia foi criada no ano 2007 pelo artista titireteiro e músico Ruddy Castillo Rojas de nacionalidade peruana, o qual percorreu parte dos países sul-americanos em turnê durante os anos 2009 e 2010 apresentando espetáculos com teatro de bonecos e circo. Em 2011 se uniu com a artista bonequeira Elizangela Sarraff, de nacionalidade brasileira, realizando espetáculos e paralelamente investigando sobre as técnicas tradicionais de teatro de animação e a utilização dessa linguagem na educação.
Dessa união, a Cia. vem realizando projetos, oferecendo oficinas e produzindo espetáculos explorando a linguagem do teatro de animação, dentre os trabalhos já realizados estão oficinas de construção e manipulação de bonecos, oficinas de pantomima, oficinas de malabares.
Cia de Artes Cênicas Sem Farsa Modesta
A companhia foi criada em 2005, pelo ator e diretor Julio Cristiano com o intuito de sensibilizar e instigar o interesse pela arte e pelo fazer teatral.
Cia Reticências Produções
Companhia de teatro e oficinas envolvendo arte, contação de histórias e mediação de leitura, há quatro anos no mercado a Cia Theatral Reticências produz espetáculos, independentes e por encomenda, além de fazer oficinas no litoral do Paraná.
Cia Povaréu Bonequense
De acordo com o ator Rogério Soares, a companhia é uma pequena mistura de bonecos, ideias e um artista, que interpretam “coisas bacanas” para que outras pessoas aprendam e se divirtam.
Cia Cultural Rainha Maçã
De acordo com Breno Oberdan, a companhia foi criada para estudo e montagens artísticas e culturais, além de experimentos como modo de aprendizado.
Fonte: SECOM/PMP