O Sindicato dos Trabalhadores Portuários (Sintraport), que representa os empregados públicos do quadro permanente da Portos do Paraná, realiza na quarta-feira, 31, das 8h até as 17h, eleições para o período 2021/2024.
São duas chapas na disputa: a Chapa 1, encabeçada por Adílson Cordeiro Silva, tenta a reeleição para o segundo mandato; A Chapa 2, capitaneada por João Armando Vanhoni é a oposição. Estão aptos a votar todos os colaboradores que fazem parte da associação com ao menos um ano de participação sindical.
A votação será no pátio anexo ao prédio da Gerência de Tecnologia e Informação, próximo ao Palácio Taguaré. Será montada uma estrutura para o sistema drive-thru, devido à pandemia de Covid-19.
A alteração do local foi definida pela Comissão Eleitoral. “O objetivo é aumentar o nível de segurança sanitária. Será possível votar no carro, mas quem quiser ir caminhando será atendido em fila separada e demarcada, seguindo todos os protocolos de segurança”, conta Tassiane da Rosa, presidente da Comissão Eleitoral.
Propostas Chapa 1
De acordo com Adílson, da Chapa 1, após o primeiro mandato onde a prioridade foi a reestruturação financeira, a intenção é manter as contas em dia, ampliar a transparência, manter o serviço social e fazer novos investimentos na Chácara do Sintraport.
“Queremos incentivar a participação de todos os trabalhadores da APPA no sindicato, intensificando o convite para os que ainda não são sócios”, destacou Adílson.
Ao mesmo tempo, a Chapa 1 quer ampliar a interação com os empregados públicos e, com isso, aumentar as discussões em torno das novas demandas dos associados. “Queremos manter o bom diálogo com diretoria da APPA, acompanhando as novas mudanças e promover um amplo debate sobre transformações que já estão a caminho, como o Programa de Desligamento Incentivado – PDI, e o novo Plano de Cargos e Salários – PCS, que deverá incluir temas como progressões, formação continuada, renda variável e participação de resultados”, complementou.
Propostas Chapa 2
Para Vanhoni, a meta é acompanhar e participar dos estudos do novo Plano de Cargos e Salários com informações e propostas. “Outro ponto, em estudo já adiantado pela APPA, é o Plano de Demissão Incentivada (PDI). Tendo em vista a relevância deste PDI, tanto para quem sai como para quem fica, vamos trabalhar e apresentar propostas para a Empresa Publix e, com a graça de Deus, conquistar um PDI digno para os Portuários em tempo de aposentadoria”, prometeu.
Nos planos, também está a intenção de um Plano Complementar de Aposentadoria. “Um sonho, viável e necessário que, com a Chapa 2 Renovação, se tornará realidade”, disse. Vanhoni também cita a uma proposta de Reestruturação da Guarda Portuária, cláusula de Flexibilização de Horário, cláusula de Reembolso de Medicação de Uso Continuado, e, busca por mais Direito e Garantias nos próximos ACT.
Fonte: Portos do Paraná
Leia também: Hemepar Paranaguá registra redução de até 40% da doação de sangue