Entre terça e quarta-feira, nos dias 23 e 24, a Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Saúde e de outras pastas envolvidas, realizou uma força-tarefa para vacinar as pessoas que fazem parte do público alvo da campanha de imunização contra a Covid-19.
Desde o início da campanha de vacinação, Paranaguá já imunizou 10.208 pessoas com a 1.ª dose da vacina contra a Covid-19. As vacinas são enviadas do Ministério da Saúde para a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), em Curitiba, são armazenadas no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) e posteriormente são enviadas para as Regionais de Saúde, que distribuem as doses para os municípios.
Na última remessa, enviada nesta semana, o litoral do Paraná recebeu 9 mil doses da vacina CoronaVac, o que proporcionou aos municípios a ampliação da faixa etária para que mais pessoas fossem imunizadas. Paranaguá recebeu mais de 3 mil doses, foi o maior lote que o município recebeu desde o início da campanha.
“Neste momento delicado da pandemia, a vacina nos traz esperança. Paranaguá tem pressa de imunizar, portanto, as doses são disponibilizadas à população assim que novos lotes da vacina chegam. É importante lembrar que mesmo após ser vacinado, o cidadão não deve descuidar com as medidas de prevenção e permanecer utilizando máscara, higienizando em especial as mãos e mantendo o distanciamento social”, destacou a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.
Na terça-feira, 23, foram vacinadas 1.796 pessoas e na quarta-feira, 24, mais 1.786 parnanguaras receberam a 1.ª dose da CoronaVac. Foram praticamente 3.500 pessoas vacinadas em 48 horas. Assim que mais doses chegarem ao município a campanha de vacinação irá prosseguir para pessoas acima dos 68 anos.
“A aplicação da segunda dose continua e estamos ansiosos aguardando mais lotes para continuar a vacinação de pessoas com idade a partir de 68 anos e, quem sabe, baixar ainda mais essa faixa etária. É sempre de imediato: quando novos lotes da vacina chegam, montamos uma força tarefa com equipes atuando no drive-thru, no interior da Estação Ferroviária e em todo o entorno para vacinarmos o maior número de parnanguaras possível”, informou o prefeito Marcelo Roque.
As pessoas de Paranaguá que já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 devem ficar atentas para a data de retorno para receber a segunda dose do imunizante. O dia está marcado na carteira de vacinação fornecida a cada cidadão individualmente.
O retorno é importante para uma imunização mais completa contra a doença. Na data indicada, o cidadão pode se dirigir à Estação Ferroviária com documento original com foto e a carteira de vacinação. O local permanece com atendimento das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
“Ações, medidas, decretos, barreira restritiva, abertura do Hospital de Campanha que têm sido fundamental no auxílio ao Hospital Regional que atende as sete cidades litorâneas e está trabalhando com sua capacidade máxima. Desde o início dessa pandemia não temos medido esforços. Uma equipe unida que tem lutado todos os dias para levar prevenção, orientação e agora com a vacina, mais esperança para todos”, finalizou o prefeito.
Leia também: Guaratuba mantém barreiras restritivas e interdição da praia