Na quarta-feira, 17, a Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a imunização em pessoas acima dos 77anos. A ação foi concentrada na Estação Ferroviária no sistema “drive-thru” para a primeira dose da vacina contra a Covid-19.
O Paraná distribuiu mais 258.400 doses da vacina contra a Covid-19 e os imunizantes foram direcionados para as 22 Regionais de Saúde do Estado. Com a nova remessa enviada pelo Ministério da Saúde do imunizante Coronavac, desenvolvido pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, o Paraná chega à marca de 1.260.000 doses recebidas.
Até às 14h de quarta-feira, cerca de 358 pessoas já tinham sido vacinadas com a primeira dose. “Foi um dia muito produtivo e todas as doses que tínhamos para esse público foram aplicadas. Encerramos a vacinação com a expectativa da chegada de mais lotes na quinta-feira, 18 para que possamos continuar com a ação de imunização da população”, ressalta Rafael Dalha Valhe Corrêa, superintendente de Assistência à Saúde.
De acordo com informações repassadas pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, Paranaguá já vacinou 5.705 pessoas com a 1.ª dose da CoronaVac desde o início da campanha de imunização.
Um novo lote de vacina foi entregue para a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) e posteriormente será repassado para a 1.ª Regional de Saúde (1.ª RS) para continuar o processo de imunização dos moradores no litoral.
De acordo com Rafael Dalha Valhe Corrêa, superintendente de Assistência à Saúde de Paranaguá, a expectativa é grande para a chegada de novas doses. “A expectativa é muito grande. A gente tem o conhecimento que as novas doses já chegaram a Curitiba e o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, já deixou uma equipe à disposição para que fossem retiradas as doses da vacina o quanto antes e continuarmos a ação o mais breve possível”, informou.
A pessoa ao ter acesso à Rua Maximiano da Fonseca, local onde acontece a vacinação, há toda uma logística antes de receber a dose da vacina. Primeiro checa se possui o cartão SUS, caso contrário ele é feito na hora, depois passa pela triagem para apresentação do documento original com foto, do comprovante de residência atualizado e do Cartão SUS.
Leia também: Em três dias, sete mortes por Covid-19 são confirmadas no Hospital Regional