A presença da Polícia Civil do Paraná na praia central de Guaratuba, desde o último dia do ano de 2020 até este domingo, 3, com a Delegacia Móvel, foi determinante para que não fossem registrados grandes distúrbios no período.
Além de inibir possíveis ocorrências de criminalidade, a Delegacia Móvel aproximou a PCPR dos veranistas, que também puderam obter orientações quanto ao atendimento de polícia judiciária e informações de caráter preventivo.
A Delegacia Móvel oferece atendimentos como a confecção de boletins de ocorrência e orientações quanto à atribuição da polícia judiciária. A unidade móvel funciona em um ônibus, com instalações modernas e equipamentos de última geração. Alguns desses equipamentos são drones que, no período de veraneio, são utilizados para monitorar a movimentação de suspeitos entre banhistas, além de auxiliar no avistamento de casos de afogamento, para que o Corpo de Bombeiros seja prontamente acionado.
A Delegacia Móvel também conta com internet 4G, sistema de câmeras de monitoramento, gerador de energia elétrica independente, computadores que permitem seis atendimentos simultâneos, e acessibilidade para pessoas com limitações de locomoção.
PAIS E FILHOS
Grande parte dos serviços realizados pelos policiais civis na Praia Central de Guaratuba foi quanto à orientação para pais e mães, a respeito de riscos a que crianças acabam mais expostas no período de férias, como os desaparecimentos. Para diminuir esse risco, foram distribuídas pulseiras para os pequenos, com identificação e contato dos pais.
Mas o que mais chamou a atenção da criançada foram as viaturas de papel cartão para montar.
A partir da próxima sexta-feira, 8, das 12h às 22h, a Delegacia Móvel da PCPR estará disponível na Praia Brava em Caiobá, Matinhos.
Leia também: Identificado no IML jovem executado no Embocuí