Segurança

PM dá dicas de segurança para consumidores e comerciantes neste Natal

Cidadão tem que estar atento principalmente com o celular. Foto: Arquivo.

PM dá dicas de segurança para consumidores e comerciantes neste Natal

PM dá dicas de segurança para consumidores e comerciantes neste Natal

Com a chegada do final do ano, muitos consumidores vão às ruas para realizar as compras de Natal. O comércio está funcionando em dias e horários especiais e, por isso, a Polícia Militar dá algumas dicas para que o cidadão não tenha problemas, especialmente com pequenos crimes, como furtos e golpes. 

O 9.º Batalhão de Polícia Militar (9.º BPM) de Paranaguá deflagrou no mês de dezembro a Operação Natal 2020. Todo o efetivo está nas ruas, intensificando o policiamento preventivo na região. Os trabalhos seguem até o dia 24 deste mês, com rondas acontecendo diariamente das 14h às 23h.

O aspirante Vasconcellos, da Polícia Militar, relatou que o cidadão que vai ao comércio fazer a suas compras tem que estar atento, principalmente com o celular. “Observamos que a maioria das ocorrências acaba acontecendo por um descuido do cidadão, como, por exemplo, o roubo de celular. Normalmente, a vítima está andando sozinha, desatenta e mexendo no celular, o que se torna um chamariz para quem está próximo e disposto a cometer um crime e acaba se tornando mais um incentivo para o assaltante”, comentou o aspirante, que também alertou para a população não transportar objeto de valor. “Evitar ao máximo estar com objetos de valor, mas não havendo outra possibilidade que pelo menos consiga minimizar qualquer chance de um prejuízo maior, seja podendo fracionar os valores ou carregando o mínimo necessário”, destacou.

Vasconcellos lembrou, também, da utilização de caixas eletrônicos, pois sacar dinheiro no período noturno, ir sozinho até o banco em horários de menor movimento, os criminosos ficam de olho nesse entra e sai de clientes das instituições financeiras. “Precisamos manter essa atenção redobrada na região das agências bancárias, principalmente nas saídas da agência, procurando observar o entorno se tem alguém suspeito e que pode ser evitado. Evite ir sozinho, é importante também ter uma pessoa próxima que possa dar apoio ou inibindo a ação de um criminoso. Isso serve também para o lojista que, com o acúmulo de valores maiores que em outras épocas do ano, acaba sendo outro ‘convite’ para o crime. Evitar o acúmulo de valores nos caixas e também de transportar estes valores nos mesmos dias e horários”, reforçou o aspirante da Polícia Militar.

De acordo com a PM, qualquer situação suspeita, movimentação estranha nas proximidades de agências bancárias, de estabelecimentos comerciais, indivíduos estranhos circulando pela área central e locais de grande movimentação, o consumidor e empresário devem ligar para o número 190 da Polícia Militar.

O reforço de policiamento é uma constante no final do ano, devido à maior circulação de dinheiro por conta do pagamento do 13.º salário de grande parte da população, somada ainda o aumento do fluxo de pessoas nas lojas, bancos e lotéricas, o que demanda maior atenção das forças de segurança pública.

O aspirante Vasconcellos, da Polícia Militar, deixou um recado para os empresários quem têm câmeras de segurança instaladas nos estabelecimentos comerciais. “Com o auxílio da população na identificação dos indivíduos é possível fazer a detenção destes criminosos. É de suma importância que não só tenha câmera de segurança instalada no local, mas que ela esteja bem posicionada de maneira que possa identificar o assaltante”, finalizou.

Leia também: Entrega de mais 60 veículos reforça segurança no Estado

Você também poderá gostar

PM dá dicas de segurança para consumidores e comerciantes neste Natal

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.