Ficam de fora da eleição os futuros colégios cívico-militares
No dia 9 de dezembro, acontece no Paraná a eleição para diretores dos colégios estaduais. No litoral, serão 47 instituições de ensino que irão participar do processo eleitoral na semana que vem. Ficam de fora os futuros colégios cívico-militares e os de educação integral; as instituições de ensino das comunidades indígenas e quilombolas; as cedidas ou alocadas em instituições religiosas e os quatro colégios da Polícia Militar do Paraná.
A eleição está marcada para o dia 9 de dezembro, das 8h às 20h. Já o segundo turno (onde for necessário) será no dia 17 de dezembro. Podem participar da eleição membros das comunidades escolares, como professores que estejam supridos na instituição de ensino; funcionários da instituição de ensino; responsáveis, perante a escola, pelo aluno menor de 16 anos; aluno com no mínimo 16 anos completos até a data da eleição; cada pessoa apta a votar terá direito a um voto, mesmo que represente mais de um segmento da comunidade escolar ou mais de um aluno não votante.
Clarice Ubessi, Chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE), destacou a importância da participação ativa de toda a comunidade escolar no dia da votação. “A participação dos professores, funcionários, pais e alunos da comunidade escolar para a eleição da direção da escola é de suma importância. Pois o diretor estará conduzindo essa escola durante os próximos quatro anos, e grande parte do sucesso escolar se dá por uma boa gestão pedagógica e financeira da instituição. É muito importante que todos participem deste processo de forma consciente para o sucesso escolar de nossos alunos. Uma boa gestão escolar faz toda a diferença”, finaliza Clarice Ubessi.
Prevenção
Os candidatos e demais envolvidos em dia de votação terão que respeitar o distanciamento social no espaço escolar e seguir todo um protocolo de segurança sanitária descrito pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Só poderão entrar nos locais de votação pessoas que estiverem usando máscaras. O uso deverá ser feito em todo o percurso, até chegar ao local onde está localizada a urna. Não será permitido se alimentar, beber ou realizar qualquer ato que exija a retirada da máscara.
As mãos deverão ser higienizadas com álcool em gel antes e depois de votar. O produto deverá ser disponibilizado nos locais em que houver as urnas. Recomenda-se que o votante leve sua própria caneta.
Como Funciona
Para ser homologada, a eleição necessita de quórum mínimo de 35% dos aptos a votar, incluindo os votos brancos e excluídos os nulos. Quando não for atingido o quórum mínimo, será realizada nova votação.
Nos colégios em que houver chapa única, o resultado será homologado desde que a totalidade dos votos válidos não seja inferior ao número de votos brancos e nulos. Já onde houver a inscrição de três chapas ou mais e a chapa vencedora eleita obtiver menos de 40% dos votos válidos, deverá ser realizado um segundo turno, concorrendo somente as duas chapas com maior número de votos.
Com duas chapas em disputa, será necessário atingir 50% + 1 voto para definição no primeiro turno.
Leia também: Edital abre 806 vagas para o programa de colégios cívico-militares