conecte-se conosco

Religiosidade

1.º Encontro da Pastoral do Surdo de Paranaguá aconteceu no Santuário do Rocio

Evento contou com a participação de mais de 40 pessoas no Santuário de Nossa Senhora do Rocio (Foto: Divulgação)

Publicado

em

Organização do evento destaca que encontro foi sucesso de participação com o tema “Senhor, faz das minhas mãos a tua voz”

No domingo, 8, aconteceu o 1.º Encontro da Pastoral do Surdo da Diocese de Paranaguá no salão paroquial do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio. Com extensa programação durante o dia todo, o evento teve a participação de mais de 40 pessoas. O tema do encontro foi "Senhor, faz das minhas mãos a tua voz" e focou o ensinamento de Libras, bem como a inclusão através da religiosidade.

De acordo com Desyrre Reis Mendes, intérprete e professora do curso de Libras da Pastoral, o encontro foi maravilhoso. "As palestras foram bem explicadas, trazendo conhecimento e informação aos surdos e ouvintes presentes. Foi bem dinâmico e com muita interação. Na missa, foi emocionante ver os surdos tendo seu momento de Fé em Libras, através das orações e cânticos. Participaram mais ou menos 40 pessoas", destaca.

Segundo Desyrre, a Pastoral do Surdo pretende realizar um segundo encontro em 2020, porém ainda não há nada definido. "O que já está acontecendo são as missas acessíveis em Libras todo o primeiro domingo do mês no Santuário do Rocio e todo quarto domingo do mês na Catedral. Além disso, iniciamos no mês passado o curso de Libras que, graças a Deus, já está com a turma completa", explica a intérprete.

Segundo a organizadora, o objetivo do encontro foi "promover uma interação entre surdos e ouvintes e fortalecer a comunidade surda católica e a Pastoral para que as pessoas possam conhecer o nosso trabalho e quem nós somos. Então haverá uma manhã e tarde de muita interação, aprendizado e muitos conhecimentos sobre a Igreja Católica e sobre a pastoral”, destaca Desyrre, frisando a importância do acolhimento do surdo na Igreja Católica. Além de Desyrre, outra organizadora do evento foi a professora e intérprete de Libras, Nicole Rosa da Silva.

PROGRAMAÇÃO

Segundo a organização, a programação contou com café da manhã e credenciamento, apresentação da Pastoral do Surdo, quiz catequético, testemunhos, missa no Santuário do Rocio às 11h e parada para almoço às 12h. O padre Dirson Gonçalves, reitor do Santuário, ministrou palestra às 13h30 aos participantes sobre Nossa Senhora, com encerramento do evento por volta das 14h30.

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress