Marinha do Brasil

Capitania dos Portos do Paraná celebra 167 anos

CPPR foi criada pelo Imperador Dom Pedro II dois meses antes da emancipação política do Paraná (Foto: CPPR)

Capitania dos Portos do Paraná celebra 167 anos

Capitania dos Portos do Paraná celebra 167 anos

No dia primeiro de outubro deste ano, a Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) celebrou os 167 anos de sua criação. Em 14 de agosto de 1845, D. Pedro II expediu o decreto 358, autorizando o Governo a estabelecer uma Capitania dos Portos em cada Província Marítima do Império. Dois meses antes da emancipação política da Província do Paraná, ocorrida em 1853, o Imperador promoveu a criação da Capitania dos Portos do Paraná.

O ano de 2020 será sempre lembrado pela pandemia do novo coronavírus. Neste contexto, com “serenidade e firmeza”, a Capitania dos Portos do Paraná está realizando, de maneira audaz, diversas ações de enfrentamento do COVID-19. Durante as abordagens e inspeções navais, estão sendo divulgadas medidas de conscientização para o combate à disseminação da doença, como orientações sobre a higienização, o uso de máscaras, a limpeza de embalagens e os cuidados sanitários com alimentos. Cabe ressaltar a mobilização das Voluntárias Cisne Branco de Paranaguá que confeccionaram e realizaram a entrega de máscaras de proteção para todos os militares e servidores civis desta Organização Militar. 

Devido as restrições de mobilidade e contato social, o número de doadores de sangue diminuiu drasticamente nas duas Unidades de Coleta e Transfusão (UCT) do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), nas cidades de Curitiba-PR e Paranaguá-PR. A participação da tripulação nas campanhas de doação de sangue tem sido de suma importância para a manutenção da capacidade de atendimento aos hospitais locais. 

Quanto a Qualificação de pessoal para combater a proliferação do COVID-19, duas turmas formadas por militares e integrantes de forças de segurança da região realizaram o “Estágio de Capacitação em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR) para Militares Não Especializados, com ênfase em descontaminação de agentes biológicos e utilização de Equipamento de Proteção Individual (EPI)”. 

A fim de minimizar os efeitos sociais da pandemia, houve também o apoio a duas ações do Grupo Escoteiro do Mar Ilha do Mel (Gemim 85-PR). Os militares auxiliaram na arrecadação de alimentos e produtos de limpeza que foram distribuídos a entidades beneficentes e famílias em situação de vulnerabilidade social.

Reverenciando aos que por aqui passaram, os nossos agradecimentos a todos os militares e servidores civis, que, pelo esforço e dedicação, contribuíram sobremaneira para o cumprimento de nossa missão. A todo povo Parnanguara e às entidades relacionadas às Comunidades Marítima, Náutica, Portuária e Pesqueira, em especial a Sociedade Amigos da Marinha Paraná e Curitiba, nossa gratidão pela disponibilidade e irrestrito apoio.

Neste dia de júbilo, é nosso dever agradecer a Deus pela constante proteção nessa singradura e que Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná, continue nos abençoando para a construção de um Brasil cada vez mais forte e importante no cenário mundial.

Parabéns Capitania dos Portos do Paraná! “Sua segurança no mar é a nossa missão!”

Fonte: Capitania dos Portos do Paraná

Você também poderá gostar

Capitania dos Portos do Paraná celebra 167 anos

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.