A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) inicia, nesta semana, as comemorações de aniversário de 166 anos do Decreto n.º 1.241 de 1.º de outubro de 1853 do Império e assinado por Dom Pedro II, determinando a instalação da Capitania dos Portos às margens do Rio Itiberê, em Paranaguá. A celebração da data inicia na terça-feira, 1.º, com uma Missa em Ação de Graças, às 10h, no Santuário de São Francisco das Chagas. A celebração será presidida pelo Bispo de Paranaguá, dom Edmar Peron, e pelo reitor do Santuário, padre André Buchmann. À tarde, será realizada a Cerimônia Militar referente ao aniversário na sede da Capitania, no Centro Histórico.
Neste ano, além da leitura da tradicional Ordem do Dia do Capitão dos Portos, a cerimônia militar contará com uma homenagem à sociedade litorânea. O Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra Rogerio Antunes Machado, criou o “Diploma Amigo da Capitania” e a entrega da honraria acontecerá no evento como forma de estreitar os laços de amizade e parceria institucional com autoridades, personalidades civis e militares do litoral paranaense. “A assinatura do Imperador do Brasil em 1853, determinando a instalação de uma Capitania dos Portos no Paraná é o marco inicial de uma histórica cooperação entre a Marinha do Brasil e o povo paranaense. O início das atividades da Marinha em prol da segurança da navegação acontece no mesmo ano da criação do Estado do Paraná e temos orgulho de cumprir nossa missão de controlar o tráfego aquaviário e colaborar para o desenvolvimento econômico e social desde aquela época até os dias atuais”, disse o Capitão dos Portos.
TORNEIO DE FUTSAL
Será realizado ainda um “Torneio de Futsal – Capitania dos Portos do Paraná 166 anos” para comemoração do aniversário da Capitania no período de 4 a 26 de outubro. Os jogos devem acontecer no Ginásio de Esportes Dr. Joaquim Tramujas, em Paranaguá, e vão envolver equipes para representar o 9.º Batalhão da Polícia Militar do Paraná, 8.º Grupamento do Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, Prefeitura de Paranaguá, Paranaguá Pilots, Portos do Paraná, Fospar e Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado do Paraná (Sindapar).
Fotografia: Capitania dos Portos do Paraná