O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) disse que a aprovação do novo Fundeb pela Câmara dos Deputados mostra brasileiro tem sido “a última trincheira, senão a primeira” contra o obscurantismo e o atraso característicos de alguns setores do país. “Basta ver a votação do novo Fundeb. Tivemos quase totalidade dos votos do parlamento, aprovando uma proposta moderna, transformando o fundo em permanente, e criando de fato as condições objetivas para aumentar o investimento na educação”.
Fundeb II
A PEC do Fundeb foi aprovada em dois turnos. A proposta torna o principal fundo de recursos para a educação básica e será permanente. A aprovação aconteceu com ampla vantagem garante também a ampliação no financiamento para a manutenção do ensino e valorização dos professores. A matéria prevê que a União repasse 23% da contribuição até 2026, mais que o dobro dos atuais 10%. A medida foi enviada ao Senado, onde também será analisada em dois turnos.
Referência no Paraná
Com investimentos de ampliação da estrutura e novos equipamentos, o Hospital Municipal de Foz do Iguaçu vai se tornar a terceira maior unidade pública de saúde do Paraná. A prefeitura inaugura nesta semana, mais 22 leitos de UTI no tratamento do coronavírus, que já dispõe de 35 leitos de UTI e 35 leitos de enfermaria.
Turismo
O turismo da usina de Itaipu voltou a funcionar, iniciando um movimento gradativo de reabertura dos principais atrativos turísticos de Foz do Iguaçu. O complexo turístico da usina volta a operar de forma limitada. Inicialmente vai funcionar somente a visita panorâmica. Com o retorno no funcionamento foi reforçado as medidas sanitárias para resguardar os trabalhadores e atender ao visitante de forma segura. o Parque Nacional do Iguaçu também já voltou a abrir para os moradores locais.
Teste da vacina
O deputado Michele Caputo (PSDB), coordenador da Frente Parlamentar do Coronavírus, confirmou que o Paraná está entre os seis estados que começam a testar a vacina chinesa contra a Covid-19 nos próximos dias. “Já estão no Brasil as 20 mil doses da CoronaVac, fruto de uma parceria com o Instituto Butantã de São Paulo. No Paraná, 800 profissionais de saúde vão recebê-las neste primeiro momento, integrando esta pesquisa que faz parte da terceira fase dos testes”, disse.
Prioritários
Caso a eficácia da CoronaVac seja aprovada, ao menos 120 milhões de doses, suficientes para imunizar 60 milhões de brasileiros, deverão ser disponibilizadas.
O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas afirmou que o programa de vacinação seguirá alguns protocolos já conhecidos para a aplicação de medicamentos do tipo no Brasil. Sendo assim, os pacientes de grupos de risco, como idosos, pessoas com comorbidades e profissionais de saúde, por exemplo, deverão ter prioridade na imunização.
Mesa Diretora
Os deputados estaduais do Paraná aprovaram a nova data da eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para as 3.ª e 4.ª sessões legislativas. Com a mudança, a eleição pode acontecer a partir do dia 1.º de agosto. O presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSDB), agradeceu o apoio dos deputados na aprovação da matéria e relembrou que todo o processo foi construído em conjunto com as lideranças. “Agradeço a expressiva votação de aprovação no projeto e reafirmo aos deputados o nosso objetivo de podermos sempre construir toda e qualquer iniciativa com o conjunto de líderes”.
Desenvolvimento
O governador Ratinho Júnior empossou os novos membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura do Estado. Um dos novos conselheiros é o Coronel Sérgio Malucelli, que representa a Fetranspar. Malucelli disse que reconhece as ações do governador “no firme propósito de elevar o Paraná ao um Estado de grandeza”.
Maior do Brasil
Paraná será sede da maior fábrica de queijos do Brasil. São Jorge D’Oeste, com pouco mais de 9 mil habitantes, no Sudoeste do Paraná, vai abrigar a unidade é da Piracanjuba. A previsão inicial de investimento é de R$ 80 milhões e a expectativa é de geração de 300 empregos diretos. Inicialmente, a fábrica deverá processar cerca de 600 mil litros de leite por dia. Porém, a capacidade de processamento da unidade vai ultrapassar os 2 milhões de litros por dia quando em pleno funcionamento.
Auxílio
O secretário Renê Garcia Júnior (Fazenda) defendeu o prolongamento do auxílio federal aos entes federados. Renê afirmou que o Estado pode ter perdas de até R$ 3,7 bilhões este ano.”A ajuda a estados e municípios é a parte menor de todo o conjunto de auxílios do governo federal, representando algo em torno de 10% a 15%. Mas o estrago causado nas finanças pode ser para sempre, porque certamente teremos uma deterioração na qualidade do serviço, acúmulo de dívidas e perdas estruturais”, disse.
Testagem rápida
A Secretaria de Saúde de Castro aplicou a testagem rápida da covid-19 em parte dos moradores da cidade. A medida visa identificar como está a circulação do vírus. A testagem iniciou pelos servidores e profissionais de saúde, com o teste rápido sendo feito nas residências. Foram testados um morador de cada casa em 50% dos imóveis do município. Empresas que aderiram ao projeto, também testarão os funcionários.
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br