Dezesseis estabelecimentos de ensino em Paranaguá pertencem ao sistema de ‘Escolas do Campo’. Cinco nas Colônias e nove nas ilhas, contando com mais dois Centros Municipais de Educação Infantil.
Todos esses estabelecimentos fazem parte da rede municipal de ensino e, desde abril, estão realizando atividades remotas. De acordo com Joice Pereira, chefe de divisão do setor, a equipe da Educação do Campo é muito dedicada e comprometida, e desde o início do isolamento vem demonstrando preocupação em atender de alguma forma seus alunos.
Antes mesmo de sair a Instrução Normativa que prevê as atividades remotas, a Semedi já disponibilizava no site, cadernos de atividades. Como existe dificuldade ao acesso à Internet por essas crianças, as professoras imprimiam e enviavam, com todo cuidado, aos seus alunos.
“Apesar de toda distância e dificuldade para acessar a Internet, a maioria das crianças está sendo atingida, os pais são participativos, estão sempre enviando mensagens, fotos, de seus filhos realizando as atividades, assistindo ao programa Mundo Ludi. Devido às especificidades dos locais não temos um horário fixo estabelecido para atendimento dessas atividades remotas, alguns alunos esperam seus pais chegarem de seus trabalhos para poder utilizar o celular e existem aqueles que não têm acesso,”, explica Joice.
E mesmo com a dificuldade de acesso a algumas escolas, a equipe que atua no setor segue o cronograma da Instrução Normativa que abrange toda a rede.
Organização
As escolas não possuem diretoras e as professoras são coordenadas e orientadas pela equipe da Semedi da divisão de Educação do Campo, composta pela supervisora Cristiane Pereira e a chefia de Joice Pereira, feita através de grupos de WhatsApp e videoconferências. Hoje, há o total de 16 instituições, sendo 5 escolas situadas nas colônias Pereira, Maria Luíza, São Luiz, Morro Inglês e Rio das Pedras, 7 distribuídas nas ilhas de Ponta de Ubá, Tambarutaca, Piaçaguera, Amparo, Eufrasina, Nacar e Teixeira, duas escolas e dois CMEIs na Ilha do Mel.