conecte-se conosco

Valmir Gomes

Ave Páscoa

Na minha infância pouco se falava em chocolates no Domingo de Páscoa, pois mal tínhamos dinheiro para os gastos mensais.

Publicado

em

Na minha infância pouco se falava em chocolates no Domingo de Páscoa, pois mal tínhamos dinheiro para os gastos mensais. Entretanto, sempre tivemos respeito pela morte e ressurreição de Jesus Cristo. Lembro de ser um dia especial, dedicado à fé. Os católicos eram a imensa maioria, as outras religiões festejavam, porém com mais timidez. Por vezes um ovo de chocolate era dividido como a melhor das sobremesas, para todos da casa. Tempos difíceis. Porém, Cristo estava mais vivo do que nunca entre nós. Éramos saudáveis, pouca coisa nos divertia, havia paz e amor na velha casa de madeira. Era quase a manjedoura do nascimento de Jesus. Hoje, o mundo mudou, quase todos têm apartamento, automóvel, televisão, rádio, celular, refrigerador, ferro elétrico, água encanada e afins. Todos compram chocolates na Páscoa, alguns almoçam nos restaurantes da cidade, outros fazem churrascos ou vão às churrascarias. Vivem a data e esquecem do fato causador. De repente, o Coronavírus e suas consequências nos aproximam de Nosso Senhor Jesus Cristo, seja pelo amor ou pela dor. Estamos vivendo o outro lado da meia noite. Ave Cristo, Ave Páscoa, saúde para todos.

HELENA KOLODI, POETA DO MUNDO

A menina Helena Kolodi nasceu  em Cruz Machado, no dia 12 de Outubro de 1912,desde a tenra idade fazia poesia, sua família Ucraniana foi para Rio Negro e depois Curitiba. Professora, escreveu inúmeros livros de poesia, ganhando dezenas de prêmios e projeção nacional. No início da sua trajetória de poeta, escrevia para a revista Marinha de Paranaguá, cidade por quem tinha um carinho especial. Seu estilo HAICAI, dizer o máximo com o mínimo, lhe deu notoriedade universal. Vamos a um Haicai da Helena Kolodi: “POESIA MÍNIMA. Pintou estrelas no muro, e teve o céu ao alcance das mãos”. Helena morreu em Curitiba no dia 15 de fevereiro de 2004 com mais de 90 anos.

FUTEBOL NA PÁSCOA

Todos os colegas de rádio, televisão e jornal, que cobrem o futebol, já passaram inúmeros Domingos de Páscoa nos estádios falando de bola e suas consequências. Nesta Páscoa por motivos óbvios, ninguém vai abrir ou fechar uma jornada no rádio ou televisão, mandando abraços para a família, em homenagem à data. Caríssimos leitores, confesso para vocês que ando morrendo de saudades de comentar um jogo de futebol. Ou de escrever na Folha do Litoral a respeito de uma partida de fim de semana. Assim caminha a humanidade!

HERÓIS E HEROÍNAS

Nesta hora de pandemia, vimos o quanto a profissão, seja ela qual for, é importante no nosso dia a dia. A toda hora uma notícia de uma mulher ou de um homem, fazendo o possível e o impossível, para atender uma pessoa, infectada ou não, pelo Coronavírus. Os casos são múltiplos, na área médica, na indústria, no comércio, nas igrejas, nos jornais e rádios, na televisão, enfim em todo lugar, um herói ou uma heroína, pronto para lhe atender. São os nossos craques que não fazem gols, nem levantam as torcidas,  verdadeiros heróis anônimos. Desejamos a todos eles, feliz Páscoa e muita saúde, assim como a seus familiares e aos caríssimos leitores. Que assim seja.

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress