Parnanguaras relatam seus locais favoritos na cidade

Moradores são frequentadores assíduos de espaços cheios de história e cultura

74iobggz 1584480097

Entre prédios, monumentos e praças que carregam na bagagem muita cultura e história de Paranaguá, existem seus habitantes que também agregam valor a essas construções e fazem delas seus locais prediletos.Seja a passeio ou a trabalho, os espaços da cidade considerada mãe do Paraná, além de contar um pouco sobre a história, também contam sobre cada um dos seus visitantes.

O Mercado do Café, no Centro Histórico, foi construído em meados do século XIX e era ponto de degustação da bebida que era servida junto a iguarias típicas da região. Hoje, o local é um centro gastronômico e ainda mantém o costume de servir pratos tradicionais, muitos à base de frutos do mar.

Um dos frequentadores assíduos do Mercado do Café é o morador Júlio César Christakis Santos. O funcionário público disse que o espaço é o seu preferido na cidade. “Para mim é importante pela questão da gastronomia, pois é um dos principais pontos da cidade para isso. Além disso, frequentar o local para mim é um incentivo à gastronomia, encontramos de tudo, desde um lanche rápido até uma refeição completa. O que mais me atrai é o atendimento e a comida”, comentou o morador.

A arquitetura do prédio e seu valor histórico é outro ponto que conta para Júlio César elencar o espaço como o mais importante. “A parte histórica do mercado em relação à cidade e ao seu desenvolvimento são coisas muito relevantes para o município. A Praça 29 de Julho e os prédios agregados são outros pontos que considero importantes. Paranaguá precisa que os parnanguaras prestigiem mais o desenvolvimento da cidade e reconheçam o valor histórico que tem tudo isso”, frisou.

Já para outras pessoas, o canto da cidade que mais apreciado é aquele onde podem exercer o seu trabalho e, ao mesmo tempo, ter contato com pessoas que visitam os pontos turísticos. É o caso de Manoel Gomes de Araújo, que é artesão e trabalha no Mercado do Artesanato de Paranaguá. Antigamente, o prédio era utilizado como Mercado do Peixe, funcionando sempre nas madrugadas. Na década de 1980, ganhou uma reforma e se tornou um ponto de incentivo ao artesanato regional.

Manoel atua com artesanato há 20 anos e também ensina outras pessoas a fazer as peças que fabrica. “É neste local que consigo fazer a venda do meu trabalho. Tudo acontece no mercado, o meu local preferido é aqui. Tudo acontece aqui, tem o movimento de turistas, tenho o contato com várias pessoas. Este é o local de incentivo ao artesanato”, disse.

O morador ainda lembrou como o prédio era no passado. “A recordação que tenho aqui de antigamente é da venda de peixes, tinha muito movimento também. É um espaço que, assim como outros, significa muito para a população de Paranaguá”, acredita Manoel.

Parnanguaras relatam seus locais favoritos na cidade

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.



Artigos relacionados