Troca de óleo deve vir acompanhada de outras trocas

Filtro de óleo e do ar são dois itens a serem observados

b41gqtb7 1584479766

Os motoristas que deixam de lado a troca de óleo do motor do veículo têm sérios problemas relacionados ao funcionamento do carro. Mas apesar de ser algo extremamente importante, muita gente não se atenta aos prazos de validade do produto e o deixa por um período de tempo superior ao indicado.

O mecânico José Scarpim lembra que o tempo estimado para a troca vai depender do tipo de óleo colocado. Segundo ele, o ideal é fazer a mesma escolha mencionada no manual do veículo. “O óleo do motor a ser adquirido não pode ser diferente daquele informado no manual, sob o risco de causar danos no motor ou reduzir o tempo de vida útil dele”, comenta.

Para quem faz a escolha pelo óleo motor 20w 50 a troca precisa ser feita a cada três mil quilômetros rodados ou quando se passar três meses. Já o tipo de óleo identificado por 15w 40, a quilometragem aumenta para 5 mil ou seis meses. No caso do 5w 30 ou 5w 40, a troca deve ser a cada seis meses ou 10 mil/km. “Algo muito importante é fazer a troca do filtro do óleo no mesmo instante da troca do óleo, pois, caso contrário, existe o risco de uma contaminação altamente prejudicial ocorrer com o contato do óleo antigo presente no filtro com o novo”, avisa Scarpim.

O momento da troca do óleo e do filtro de óleo também, segundo os conselhos do experiente mecânico, deve vir acompanhado da troca do filtro de ar. “Ele tem a função de separar e eliminar as partículas impuras do ar aspiradas pelo motor, garantindo que somente o ar livre de impurezas chegue à câmara de combustão, evitando desgaste prematuro de peças móveis do motor, como pistões e biela. Está para o carro como os pelos do nariz estão para as pessoas”, compara.

Scarpim revela que um dos vilões dos veículos é a qualidade do combustível, o qual, em muitos casos, faz com que haja impurezas danosas ao veículo. “Por causa disso, muitos veículos sofrem desgastes de peças. Sendo assim, cada vez mais, é importante que o motorista faça a manutenção preventiva do automóvel, respeitando o que diz o manual do veículo ou os conselhos do seu mecânico de confiança”, resume.

Troca de óleo deve vir acompanhada de outras trocas

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.



Artigos relacionados