Policiais militares fizeram a apreensão de uma arma de fogo na noite de segunda-feira, 15, durante uma abordagem de rotina no centro de Paranaguá. Na ação, dois homens foram abordados e acabaram encaminhados à 1.ª Subdivisão Policial.
Conforme a ocorrência, durante patrulhamento pela Rua José Gomes, uma equipe da PM desconfiou de dois indivíduos em uma bicicleta, os quais, ao perceberem que seriam abordados, mudaram a direção que seguiam e tentaram se afastar da viatura.
Os policiais foram atrás da dupla e perceberam quando um dos suspeitos, que estava no bagageiro da bicicleta, dispensou um revólver calibre 38 na rua. A arma foi apreendida com duas munições intactas, sendo, em seguida, a dupla abordada.
Conduzidos à delegacia, um dos suspeitos, identificado como Elias de Oliveira Costa, de 18 anos, morador na Vila Garcia, foi autuado por porte ilegal de arma de fogo. O outro detido, de 23 anos, foi ouvido como testemunha e liberado.
O tenente Zenildo Caetano das Neves, do 9.º Batalhão de Polícia Militar, informou que a ação faz parte do trabalho da PM, que vem intensificado as abordagens no Centro Histórico de Paranaguá, devido ao registro de vários assaltos na região, principalmente roubos de celulares a transeuntes.
“Todo o boletim de ocorrência registrado vai gerando um dado estatístico e o próprio sistema fornece o local onde há mais roubos, horário e dia da semana. Com base nestas informações canalizamos o policiamento, justamente para diminuir esses índices”, explicou o oficial.
O tenente ressaltou que o telefone 190 está disponível também para que a população possa fazer denúncias e não apenas para o registro de crimes que já ocorreram. “As informações que são passadas, mesmo de fatos que possam vir a ocorrer, de algo suspeito, nos ajuda bastante, porque assim conseguimos nos antecipar à ocorrência do crime”, finaliza.