conecte-se conosco

Esportes

Vencedora de inúmeras provas diz que tudo começou como hobby

Sônia tem no currículo a marca de um pódio a cada duas corridas disputadas

Publicado

em

Corredora, universitária e mãe de duas filhas, Sônia Borges Gutierrez desafia a rotina diariamente em prol da sua paixão: a corrida. Desde 2010, a atleta da Academia Reação e da equipe "Jesus Ama Você" já realizou 80 participações em provas e conquistou 40 pódios.

Casada e mãe de duas filhas, Sônia quis um dia, no ano de 2010, quebrar a rotina de academia e realizar uma simples corrida na Avenida Coronel José Lobo, em Paranaguá. O hobby começou a se tornar sério e ela resolveu participar de sua primeira corrida oficial somente com a intenção de concluir a prova, mas o resultado foi surpreendente: primeiro lugar em sua categoria, sexta colocação geral e a vontade de ir além.

Desde então, não parou mais, e até agora já participou de 80 corridas no Paraná e em outros Estados, conquistando 40 pódios. Recentemente, conquistou o Circuito das Colônias, uma prova com 10 km realizada na área rural de Paranaguá, que desafia os atletas com um terreno difícil e com concorrência de participantes de todo o Estado.

Com 38 anos, Sônia desafia o comodismo não só no esporte, como também nos estudos e na rotina, mesclando o trabalho de empresária, com a carreira universitária no bacharelado de Educação Física, tudo isso cuidando de suas duas filhas e de suas atividades diárias. “O esforço é imenso, mas gratificante. Preparo-me constantemente seis vezes por semana, alternando treinos de corrida, pilates e musculação, algo fundamental, pois evita lesões e aumenta a potência e resistência. Este treino é feito junto ao professor de Educação Física Rubinho, na academia Reação, a fisioterapeuta Sara Razzak, bem como com o treino de corrida feito com a equipe Jesus Ama Você”, completa.

Ela lembra, em 2010, ano da primeira prova,na corrida 1.º de Maio – Dia do Trabalhador, que a intenção era apenas completar a prova, “mas fiquei muito feliz porque consegui me superar e conquistar a primeira colocação em minha categoria e o sexto lugar geral”, recordou Sônia.

 

 

De acordo com Sônia Gutierrez, a conquista mais recente, o Circuito das Colônias de Corrida Rústica 2016, realizado na área rural de Paranaguá em trecho acidentado, foi muito difícil. “Foram 10 km de percurso e confesso que ao término houve um grande desgaste”, afirma. Apesar dos inúmeros êxitos obtidos, Sônia não descansa e pretende melhorar ainda mais seu desempenho. “O objetivo é sempre evoluir. Vamos continuar os treinamentos, com a meta de baixar os tempos, algo que é difícil, apesar de toda disciplina com alimentação e treinamento. Tenho consciência de que preciso melhorar muito ainda”, cobra-se.

 

RECADO E INCENTIVO

Sônia Borges Gutierrez fez questão de incentivar as pessoas a terem uma vida mais voltada à atividade física,  pois ela funciona como um remédio aumentando a imunidade, a autoestima e disposição, retardando, inclusive, o envelhecimento. “Todos podemos e devemos nos exercitar. Com relação à corrida, que é minha paixão, ressalto que é uma atividade democrática, porque pode ser praticada em qualquer hora e lugar, basta termos determinação, pois tempo é questão de preferência e programação”, finaliza.

 

Publicidade


Em alta