Tecnologia

Aplicativos ajudam pais a proteger crianças na Internet

Há diversas opções gratuitas e indispensáveis para garantir a segurança

j4w3m9ae 1584478804

A “World Wide Web”, a famosa “www”, completou, neste ano, 27 anos de existência. Isso significa que há quase três décadas o mundo não estava conectado nem pensava na possibilidade de pesquisar coisas na palma da mão. Depois dessa invenção que revolucionou a forma das pessoas agirem, trabalharem e se relacionarem, ninguém mais consegue se ver sem ao menos um equipamento com acesso à Internet.

E as crianças não ficaram de fora disso. Os equipamentos acabaram se transformando em “babás eletrônicas” e dominam o público infantil com desenhos, filmes e jogos. A presença das crianças na “World Wide Web” é muito comum e os pais devem estar atentos a algumas medidas de proteção. Alguns aplicativos foram pensados justamente para agirem como ferramenta para garantir a segurança das crianças e possibilitar o controle dos pais ao conteúdo que é acessado pelos menores.

 

PARA BAIXAR

Um deles é o “Safe Kids”, que apesar do nome em inglês, está disponível em português e é gratuito. O objetivo é manter os pais conectados com os filhos. Com ele é possível programar os horários de acesso à Internet, monitorar a localização dos filhos por GPS (na versão premium), notifica sobre atividades suspeitas e faz um resumo do que os filhos pesquisam, veem e compartilham. O “Safe Kids” tem a função de bloquear o acesso a sites e aplicativos inadequados e ainda dá a opção de configurar o acesso de acordo com a idade.

Este, assim como outros disponíveis para download, pode ser baixado pelos smartphones. Mas, existem outros específicos para computadores, como o “InterAppControl”, no qual os pais não só conseguem restringir o acesso para conteúdos impróprios, como também bloquear, de forma temporária, jogos e redes sociais, que desvirtuam a atenção das crianças. Tudo isso é feito por meio da inserção de palavras-chave, se a página tiver a palavra indicada, o acesso é bloqueado. O “InterAppControl” registra todos os horários e datas em que a criança esteve na Internet e fornece um relatório simplificado.

O “NetNanny” funciona de forma parecida nos aparelhos Android, bloqueando a entrada em sites que apareçam com a palavra-chave antes selecionada. Com este aplicativo no celular, as crianças ficam protegidas não só do acesso a sites de pornografia, mas também de fraudes. As opções de formas de bloqueio são feitas pelos pais, que devem levar em conta também a possiblidade de instalação de aplicativos impróprios.

Para bloquear sites nos computadores, o “Mobile Security & Antivirus” funciona de maneira bem simples. No item “navegação segura” há a opção “controle dos pais”, onde é preciso selecionar uma das opções de acordo com a idade do filho: criança, pré-adolescente ou adolescente. Feito isso, sites serão bloqueados de acordo com a faixa etária selecionada previamente.

Você também poderá gostar

Aplicativos ajudam pais a proteger crianças na Internet

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.