A Semana Nacional de Trânsito terá início na segunda-feira, 18, e irá até o dia 25. A temática escolhida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para este ano é “Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito – 2011/2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”. Em Paranaguá, a abertura solene acontecerá no Teatro Rachel Costa, no dia 19, às 14h.
Segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), a temática escolhida acompanha a evolução das ações. “A principal finalidade é conscientizar o cidadão sobre sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando à participação de todos para o alcance da segurança viária”, divulgou.
A Secretaria Municipal de Segurança de Paranaguá, através do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e da Divisão de Educação para o Trânsito, contará com a parceria das polícias Militar do Paraná, Rodoviária Federal, Rodoviária Estadual, Centros de Formação de Condutores, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Fundação Municipal de Cultura e Núcleo Regional de Educação.
PRINCIPAIS AÇÕES
De acordo com a chefe da divisão de Educação para o Trânsito de Paranaguá, Cristiany Maia Paixão, as ações serão voltadas para todas as áreas e integrantes do trânsito (pedestres, ciclistas, motociclistas, passageiros e condutores). “Falaremos sobre a importância de respeitar as vagas destinadas a deficientes físicos e idosos. Também estaremos com um etilômetro, dando ênfase à Lei Seca, entre outras ações do cronograma”, citou Cristiany, destacando algumas atividades da Semana de Trânsito.
Todas as ações são importantes para a educação no trânsito, mas Cristiany destacou algumas que serão fundamentais e diferentes neste ano. “Chamaremos as escolas para participar conosco, além de focar no uso da bicicleta, já que Paranaguá é uma cidade com um grande número de bicicletas, queremos que os ciclistas respeitem também as regras de trânsito. Temos várias ciclovias e ciclofaixas na cidade que foram feitas para a segurança deles e, muitas vezes, não são utilizadas”, salientou a chefe da divisão de Educação para o Trânsito.
A campanha “Pé na faixa, pé no freio” também integrará a programação da Semana. “Esse foi um pedido do prefeito, pois os pedestres têm muitas dificuldades de atravessar a rua, os motoristas não têm o costume de parar e, por isso, vamos focar nesse aspecto”, relatou Cristiany.
Dia: 18 – Campanha Educativa
Local: Aeroparque
Hora: 15h
Dia: 19 – Abertura do evento, com apresentações artísticas das escolas do município e participação do Coral Municipal.
Local: Teatro Rachel Costa
Hora: 14h
Dia: 20 – Cinema
Local: Feira da Lua (Praça dos Leões)
Hora: 19h
Dia: 21 – Blitz educativa, com alunos da Rede Municipal de Ensino.
Local: Centro da cidade
Hora: 9h
Dia: 22 – Passeio Ciclístico
Local: Praça Portugal com destino à Praça Fernando Amaro
Hora: 14h
Dia: 23 – Simulação de atendimento a acidente de trânsito, com Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, SAMU e Guarda Civil Municipal.
Local: Praça em frente à Estação Ferroviária.
Hora: 10h
Dia: 23 e 24 – Blitz educativa, com teste de etilômetro descartável.
Local: Vários bares da cidade
Hora: 22h
Dia: 25 – Encerramento do evento com simulação de acidentes
Local: Aeroparque
Hora: 15h