De 6 a 9 de outubro, acontece pela primeira vez a grande remada entre Cananeia e Paranaguá. Dezesseis remadores estarão participando desta atividade esportiva, a qual promete ser marcada por uma grande aventura em trajetos sinuosos e de grande diversidade ecológica.
Os atletas irão navegar pelo canal do Varadouro, localizado entre o Paraná e São Paulo, o qual é conhecido pela beleza e também por suas características pesqueiras. De acordo com os registros históricos, escondidas na mata há cachoeiras, orquídeas e bromélias e, em todo o canal, muitos animais: flamingos, garças, papagaios e até jacarés, em uma explosão de vida selvagem.
É neste trajeto que 16 remadores irão percorrer cerca de 110 quilômetros entre Cananeia e Paranaguá, repousando em quatro noites, tempo suficiente para dormir. A saída vai ser no dia 5, às 21h, com previsão de chegada em Cananeia na manhã de quinta-feira, 6, com início da remada às 7h, com chegada prevista em Paranaguá, no Palco Tutoia no domingo, 9, às 17h.
AVENTURAS
O trajeto conta com localidades diferentes e cercadas de mistérios, como por exemplo, a vila de Ararapira, a qual mergulhou em uma irremediável decadência com a construção do canal do Varadouro, em 1952. Hoje, a localidade é conhecida como “Vila Fantasma”, e possui inúmeras histórias e lendas de antigos moradores que, mesmo depois de mortos, de acordo com a crendice popular, permanecem a vagar pelo vilarejo.
Entre lendas, superstições e realidades, os atletas estarão superando seus limites e entrando em contato com o imaginário popular, em uma missão muito bem planejada. De acordo com Marcio Gomes, um dos atletas participantes, todo um aparato de segurança está sendo montado, com auxílio de marinheiros, Capitania dos Portos e também socorristas como o próprio Marcio, o qual possui experiência no ramo. “Vamos fazer algumas paradas, uma delas é em Vila de Ararapira para dormir, a famosa Vila Fantasma, e ainda vamos fazer paradas em cachoeiras e fazer trilha”, finaliza.