Trânsito

Lombadas próximas a semáforos incomodam motoristas

Secretaria de Obras prevê a remoção das estruturas

ufl7nlnl 1584476468

Com a implantação de diversos semáforos em Paranaguá, uma situação acabou incomodando os motoristas: a existência de lombadas próximas aos equipamentos de sinalização de trânsito. Com a instalação, as lombadas não são mais necessárias para que haja redução de velocidade e ofereça mais segurança, ao contrário, acabam prejudicando o trânsito.

O subdiretor do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), Clodoaldo Alves Leandro, explicou que houve a solicitação para a secretaria responsável para que haja a remoção das lombadas, no caso a Secretaria Municipal de Obras. “Ela que é responsável pela remoção ou implantação de qualquer lombada nas vias. Todos os semáforos foram informados e agora fica a cargo da programação da Secretaria de Obras fazer essa remoção”, esclareceu. Nenhum local que recebeu semáforo recentemente teve lombada retirada. “Já oficializamos quanto a retiradas”, frisou Leandro.

A Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) esclareceu que fará este processo após realizar uma ampla operação de melhorias no asfalto das ruas do município. A previsão de retirada das lombadas é para o período entre o final de novembro e início de dezembro.

A condutora Lúcia Soares, moradora no Centro Histórico, afirmou que as lombadas nesta situação atrapalham o trânsito. “Na hora que paramos no semáforo e o sinal abre, temos que arrancar em cima da lombada e nisso daria tempo de ter passado dois ou três veículos”, observou.

Este fato, para ela, gera atrasos, principalmente em horários de pico. “No horário do almoço ou no final da tarde na hora de voltar para casa, é o pior horário. Em dias de passeio, isso não teria problema, mas nos dias normais, nos atrapalha bastante”, analisou a moradora.

A colocação de tantos novos equipamentos semafóricos na cidade foi avaliada pela motorista. Segundo ela, a implantação deveria ter ocorrido de forma mais lenta para que a população se acostumasse com os cruzamentos. “Antes não tinha em lugar nenhum, agora tem em muitos lugares da cidade. Na rua da minha casa colocaram três nos últimos três meses. Moro em Paranaguá há três anos e quando vim tinha poucos locais com semáforos. Acho que deveriam colocar aos poucos para a gente se acostumar. Por outro lado, em alguns locais foi muito bom para diminuir os números de acidentes”, analisou Lúcia.

 

ESTUDOS ANTES E DEPOIS

Os estudos para implantação dos equipamentos são realizados antes, para decidir pelos cruzamentos que receberão, mas continuam sendo feitos após a instalação para que haja uma análise do comportamento dos motoristas. “Isso não ocorre de uma semana para outra, existe a parte de licitação e de toda a parte burocrática para chegar à implantação dos semáforos. Todos os estudos, neste período, podem sofrer alterações no trânsito. É imprevisível saber como o motorista vai fazer. Se vai atuar com o semáforo para o acesso ao local ou vai desviar dele”, explicou o subdiretor do Demutran, Leandro.

Os estudos realizados após a colocação dos equipamentos ajudam a encaminhar as próximas ações para melhorar cada vez mais a segurança no trânsito. “A avaliação pelos órgãos de trânsito é feita e vamos nos adequando para melhorar a própria atuação dos semáforos e guiar as próximas ações, por isso temos esse estudo antes e após a implantação”, ressaltou Leandro.

Você também poderá gostar

Lombadas próximas a semáforos incomodam motoristas

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.