conecte-se conosco

Polícia

Defesa Civil treina resgate em local de difícil acesso

31 membros do corpo de voluntariado da Comdec participaram das atividades

Publicado

em

Agentes da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) de Paranaguá realizaram, no sábado, 22, um treinamento de salvamento de vítimas em local de difícil acesso. A simulação ocorreu na localidade da Limeira, na região rural do município de Guaratuba, contando com a participação de 31 membros do corpo de voluntariado, os quais receberam orientação sobre a importância e qual o papel do membro voluntário nas ações operacionais.

Conforme informado pelo guarda civil municipal Aparecido Galdino, da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), o treinamento iniciou por volta das 7 horas, com a concentração na base da Defesa Civil no Aeroparque e encaminhamento do grupo ao local da capacitação, onde foram efetuadas atividades de situações reais controladas e a demonstração, com simulação de fogo controlado, onde o voluntário pôde executar vários exercícios para extinguir o fogo no botijão de gás (13 Kg), com supervisão técnica, assim desmistificando o mito que o botijão de gás explode.

“Posteriormente, considerando que o local selecionado para o treino foi uma região de difícil acesso e que a comunidade local se utiliza de uma passagem molhada para deslocamento diariamente, havendo a possibilidade dos moradores ficarem isolados devido a alagamentos e enchentes, os voluntários efetuaram treinamento de procedimentos para deslocamento com vítima a fim de estarem orientados a prestar apoio às equipes de socorro especializadas em ambiente seco ou em rios e lagos com seu volume de água fora da caixa”, explicou Galdino.

O GCM relatou que as atividades foram encerradas por volta das 16 horas e contemplaram ainda noções básicas de liderança e meios de fortuna para salvamento aquático. “Esta ação de capacitação foi desenvolvida num plano continuado de formação para a qualificação do corpo de voluntariado municipal, como continuidade ao curso promovido no dia 10 de setembro, tendo em vista que os voluntários da Defesa Civil estarão diretamente ligados às ações de resposta a sinistros”, ressaltou.

“Esses agentes que receberam o treinamento estão prontos para agir, quando for necessário. O trabalho conjunto deles com certeza vai resultar numa maior segurança e tranqüilidade para a população”, destacou o guarda civil municipal Jean Balboni, que foi um dos instrutores.

O GCM informou ainda que várias empresas colaboraram com a doação de materiais para que o treinamento fosse realizado com sucesso.

Publicidade


Em alta