O atleta Edson Aguiar irá representar a cidade de Paranaguá no Campeonato Brasileiro de Judô, promovido pela Confederação de Ligas de Judô, que será realizado em Fortaleza no sábado, 12.
"Esta é a primeira vez que um atleta de Paranaguá participa desta competição", destacou Edson Aguiar. "Conto com a colaboração da Fundesportes que vem incentivando a prática do judô com a escolinha que funciona no Ginásio de Esportes Albertina Salmon", reforçou Aguiar, que também é professor no projeto de cunho social promovido em parceria com a Fundação Municipal de Esportes da Prefeitura de Paranaguá.
"O judô social é uma realidade na cidade, deu certo e prospera", garantiu o professor que tem hoje aproximadamente 40 alunos, mas com mais de 200 que já passaram pelas aulas durante os últimos anos.
Com relação à competição, Aguiar explica que mais de 500 atletas estão sendo esperados para o evento, de 22 Estados brasileiros. "Esta Liga foi formada para incentivar a competição de atletas não elitizados, pois garante taxas mais acessíveis para quem quer participar", explicou o atleta.
Além de participar do Campeonato, Edson Aguiar irá obter mais informações no curso de árbitro durante o evento. "A Fundesportes tem garantido todos os custos para este evento", destacou o presidente da autarquia, Darlan Janes.
O prefeito de Paranaguá, Edison Kersten, parabeniza o atleta por sua dedicação ao trabalho social. "A escolinha de judô tem atendido crianças desde os sete anos até adolescentes com 17 anos de idade. É o esporte garantindo uma infância e adolescência mais saudável em Paranaguá", disse o prefeito.