No início deste mês, o prefeito de Paranaguá, Edison Kersten, regulamentou o processo seletivo para escolha do secretário municipal de Educação para o próximo ano. Os interessados em assumir o cargo têm até hoje, 23, para registrar a candidatura na sede do Sismmap (Servidores do Magistério Municipal de Paranaguá), localizada na Rua José Gomes, n.º 239.
O processo de consulta para escolha do novo secretário de Educação é organizado pelo Sismmap e pela equipe de transição nomeada por força do Decreto n.º 4.137/2016. Após as inscrições dos candidatos, o próximo passo será tornar pública a lista dos inscritos. De acordo com informações da Prefeitura de Paranaguá, isso deve ocorrer em forma de afixação dos nomes em edital na sede do Sindicato, e divulgação, até o final do dia 28 de novembro de 2016, nas redes sociais.
A presidente do Sismmap, Andrea Elias de Paula Souza, frisou que as inscrições foram abertas no dia 7 de novembro e podem concorrer todos os profissionais da educação que são funcionários do município como professores, pedagogos, educadores infantis e monitores. “É preciso ter nível superior, trazer o diploma, o RG e CPF, e o holerite da prefeitura porque não podem se candidatar aqueles que ainda passam por estágio probatório e aqueles que respondem por processo administrativo”, afirmou Andrea.
CAMPANHAS E ELEIÇÕES
A partir do dia 12 de dezembro, os profissionais inscritos para assumir o cargo na secretaria poderão iniciar sua campanha com a apresentação de suas propostas para a área no município. Esta etapa deve ocorrer até a data das eleições, marcada para o dia 22 de dezembro, na sede do Sismmap.
Segundo informações da Prefeitura de Paranaguá, o processo ocorrerá de forma direta e resultará na formação de uma lista com os cinco candidatos mais votados. A partir daí, ficará a cargo do prefeito eleito, Marcelo Roque, que assume a prefeitura no próximo ano, escolher um entre os candidatos mais votados.
Independente de filiação no Sismmap, poderão votar professores, pedagogos, monitores e educadores infantis. “Não precisa ser filiado. Tivemos alguns questionamentos com relação aos funcionários que trabalham nas escolas como serviços de apoio, secretárias e vigias, mas o prefeito Marcelo Roque disse que queria somente o pessoal da educação mesmo”, disse a presidente do Sismmap. Até a tarde de ontem, dia 22, somente quatro candidatos haviam feito o registro da candidatura.
“Vale ressaltar que o procedimento previsto no decreto não assegura qualquer tipo de direito adquirido à nomeação, tampouco estabilidade ao secretário escolhido, permanecendo em vigor as normas aplicáveis aos agentes políticos”, afirmou a prefeitura.