Lei Seca: Nenhuma gota de álcool é tolerada

Demutran realiza Campanha focada nas alterações da Lei Seca

282fi3c 1584474908

A equipe de divisão de educação para o trânsito de Paranaguá tem realizado, no centro da cidade, uma ação de conscientização de pedestres e motoristas. A campanha educativa Natal Seguro abrange a entrega de folhetos informativos e a abordagem de moradores com o intuito de orientar sobre a importância do uso da faixa de pedestres e as alterações da Lei Seca.

A chefe da divisão de educação para o trânsito, Renata Lopes Farias Bezerra, explicou que campanhas educativas sempre são realizadas na cidade a fim de levar informações aos cidadãos. “A Campanha Natal Seguro começamos a fazer neste ano”, comentou.

Com a alteração da Lei Seca, que se tornou mais rigorosa, um dos panfletos informativos foi sobre essas mudanças. “Antigamente era o artigo 165 e agora o temos o 165 a, pois antes os motoristas podiam se recusar a fazer o teste do bafômetro e hoje não podem mais. Acredito que poucos têm conhecimento sobre isso, mas vemos durante a ação que todos ficam interessados em conhecer mais”, disse Renata.

Devido ao aumento de pessoas no comércio, Renata afirmou que, paralelamente às orientações sobre a Lei Seca, também está havendo o trabalho de conscientização sobre o uso da faixa de pedestres. “Temos insistido bastante nisso, no mês passado fizemos a campanha Pé na Faixa, Pé no Freio. Já conseguimos ver os resultados, a população recebe bem a ação, o pessoal gosta do trabalho”, afirmou Renata.

 

Foto%201 (10)

 

Tendo em vista os novos semáforos para ciclistas instalados em Paranaguá, a equipe fará novas ações, assim que os equipamentos entrarem em funcionamento, para orientar os ciclistas. “Quando forem ligados, vamos fazer campanhas novamente em busca da educação para o trânsito”, lembrou.

 

LEI SECA

A tolerância para quem dirige alcoolizado agora é zero. A combinação perigosa entre álcool e direção recebeu mais atenção das autoridades de trânsito. Desta forma, qualquer quantidade de álcool ingerida já resulta em multa. E ela não é nada branda, o valor passou de R$1.915,40 para R$2.934,70, além de o motorista ter a carteira de habilitação suspensa pelo prazo de 12 meses.

Anteriormente, havia a tolerância de uma lata ou de um copo de cerveja, cerca de 350 miligramas. Agora, a tolerância é zero. No teste do bafômetro, antes o limite era de 0,1 miligrama de ar soprado, agora esse valor foi para 0,05 miligramas. No exame de sangue, era tolerável até 0,2 decigramas de álcool por litro de sangue, agora essa quantia passa a ser zero. A mudança começou a valer a partir do dia 1.º de novembro.

Lei Seca: Nenhuma gota de álcool é tolerada

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.



Artigos relacionados