Em busca do resgate da tradição parnanguara, a Fundação Municipal de Cultura (Fumcul) inseriu mais um Papai Noel para participar da programação do Natal Caiçara. Neste ano, a Praça dos Leões terá, todas as noites, a participação do Papai Noel Caiçara, além do tradicional. A “Casa do Caboclo”, como foi chamada, está aberta a partir das 18h30 para receber os visitantes.
Junto às atrações do Natal Caiçara, há barracas de comida, bebidas e artesanato, que normalmente ficam na Feira da Lua, mas que até o dia 20 permanecerão todos os dias na Praça dos Leões. A novidade tem atraído o público parnanguara e também os turistas para o local. “Na terça-feira, estávamos sem mesa. Queremos que encha cada vez mais”, comemorou a presidente da Fumcul, Olga Maria e Castro.
Olga contou como surgiu a ideia de colocar um papai noel com as características da cidade. “Conversando com o Aorélio Domingues, da Associação Mandicuera, falei sobre a vontade de criar um Papai Noel caiçara, queria que houvesse, além do tradicional, alguém para contar as histórias para os 'bagrinhos', de como são as praias etc. Todos apoiaram de pronto e colocamos também a Mamãe Noel para contar histórias para o público”, relatou.
Quem passou pela Praça dos Leões nesta semana, durante a noite, pôde conferir uma apresentação de fandango. “Nesta semana tivemos um baile de fandango na Praça dos Leões com o Papai Noel Caiçara e ele está fazendo a diferença”, observou Olga.
O espaço dedicado ao Papai Noel Caiçara está mais próximo do palco principal, onde acontecem as atrações do dia, para que entre uma apresentação e outra, ele possa subir ao palco e dançar o fandango. “A imagem dele é tão bacana e resgata muito as fantasias das crianças. Colocamos na Praça CD de fandango, livros e sacola dos artistas locais. Estamos conseguindo vender muitas coisas nossas. A resposta, em todos os sentidos, de fantasia e de divulgação, está ótima. A aceitação foi dez, em Paranaguá tudo que a gente faz a população abraça”, comemorou Olga.