O clima quente de ontem, 20, foi o combustível para que um forte temporal causasse transtornos em toda a cidade. Devido ao grande movimento de pessoas e veículos nas ruas centrais, a tempestade fez com que muita gente buscasse, de uma hora para outra, abrigos para se proteger da grande quantidade de água que caiu sobre Paranaguá, por volta das 16h40. A chuva, que durou cerca de uma hora, alagou diversas ruas e alguns estabelecimentos sofreram inundações em pequenas proporções.
Quem estava na rua teve muitas dificuldades para conseguir atravessar as vias, as quais estavam com água acima do meio-fio das calçadas. Por isso, o jeito foi encontrar um local seguro e aguardar o fim da tempestade, a qual deu uma trégua por volta das 17h45. Mesmo assim, em virtude de muitos bueiros estarem entupidos com todo o tipo de lixo, a água demorou a escoar, o que dificultou ainda mais o trânsito de quem estava a pé ou de bicicleta.
Com a escuridão das nuvens carregadas, o fim da tarde obrigou os motoristas a acenderem os faróis e redobrar a atenção no trânsito, o qual ficou congestionado em ruas como a Faria Sobrinho, XV de Novembro e Hugo Simas. E foi justamente nesta rua, que ladeia a Praça dos Leões, o local que obrigou os pedestres a se protegerem na banca que leva o nome da praça. Isso porque, o alagamento tomou conta das ruas e calçadas de modo a impedir a circulação de quem estava a pé.
Segundo o Sistema de Meteorologia do Paraná (Simepar), os meses de dezembro e janeiro serão marcados por dias iguais ao apresentado ontem, quando pela manhã e parte da tarde o calor foi predominante, mas ao entardecer um temporal se fez presente causando transtornos para quem estava pelas ruas. Para hoje, 21, a previsão do tempo indica tempo bom durante manhã e tarde, com a temperatura variando na casa dos 27°C de máxima. À noite, por sua vez, o Simepar indica pancadas de chuvas isoladas.