Na terça-feira, 27, na Avenida Atlântica, no Balneário de Caiobá, em Matinhos, o governador Beto Richa lançou oficialmente o Verão Paraná 2016/2017. As ações do Governo do Estado no Litoral começaram no dia 22 e seguem até o Carnaval, 27 de fevereiro de 2017. Aproximadamente três mil profissionais e dezenas de equipamentos estarão disponíveis para atender a população durante a temporada.
Diversas áreas do governo estão envolvidas para garantir aos moradores e veranistas mais segurança, saúde, infraestrutura, cultura e diversão para as festas de fim de ano e Carnaval. “Mais uma vez o governo lança aqui ações coordenadas para garantir o bem-estar dos moradores e dos quase um milhão de visitantes que vêm ao nosso litoral. podemos ver uma grande estrutura de segurança, saúde pública e uma parceria muito estreita com todos os municípios do litoral”, afirmou. O governador disse que o Estado está disponibilizando recursos aos municípios para melhorar suas estruturas, sobretudo na área da saúde.
Durante os 62 dias de temporada, o Estado investirá R$ 27,5 milhões, incluindo despesas gerais como pessoal, veículos, equipamentos, locação de pousadas, diárias, entre outras. Saúde e segurança são as áreas de maior ênfase. Na semana passada, o governo liberou R$ 4,3 milhões para que os sete municípios litorâneos reforcem as ações de saúde.
O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Juceli Simiano Junior, disse que a participação do Corpo de Bombeiros no litoral e no Verão Paraná é determinante para garantir a segurança das pessoas que frequentam o litoral. “Essa atividade desenvolvemos em todo o Estado, em todos os locais que haja balneários adequados ao uso das pessoas. O Corpo de Bombeiros tem aproximadamente 900 homens e mulheres em todo o território paranaense para garantir que essa temporada seja a mais segura”, frisou o comandante.
A Polícia Civil está com reforço no efetivo para conduzir investigações e operações na região, com ações policiais urbanas, rurais, dentro dos balneários e pontos turísticos. “É uma operação grande que demanda organização, mas os nossos policiais, bombeiros, policiais civis estão plenamente acostumados com a montagem dessa operação. Demanda uma operação coordenada, mas temos mais efetivo, mais viaturas. Temos mais de 100 policiais civis, Criminalística e o Instituto Médico Legal também vieram para o litoral, entre outras ferramentas e ações”, destacou o delegado Benedito Gonçalves Neto, coordenador da Operação Verão pela Polícia Civil.
O secretário de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita, explicou que a Operação Verão Paraná demandou uma organização das forças de segurança do Estado. “Os nossos policiais e bombeiros estão plenamente preparados para esta operação. Como a população aumenta de cerca de 200 mil para aproximadamente 1 milhão de pessoas, demanda uma ação coordenada”, disse. “Este ano estamos com um efetivo maior nas ruas e mais viaturas, sendo que metade delas são locadas, ou seja, não vão parar por circunstância alguma nem desfalcar outros municípios”, explicou.
A Polícia Militar fará policiamento nas ruas, pontos turísticos, praças e outros locais públicos, além da presença ostensiva na orla. O policiamento incluirá blitze educativas para alertar pedestres e condutores sobre a educação no trânsito. “É um momento de grande atividade da Polícia Militar, focada no atendimento da nossa população, que neste momento de férias escolares e festejos de final de ano se concentra no Litoral”, afirmou o comandante-geral da PM, coronel Maurício Tortato.