Lanchas e motos aquáticas se envolveram em mais acidentes no último verão

Operação Verão da Marinha do Brasil teve início no dia 15 de dezembro

m4q5ir2l 1584474398

Neste verão, a campanha da Marinha do Brasil traz como tema a valorização da segurança da família e dos banhistas durante as atividades de lazer. O objetivo é destacar a importância de se adotar atitudes conscientes para prevenir acidentes e preservar a vida não apenas dos responsáveis pela embarcação, mas de todos os que estão a sua volta.

De acordo com a Capitania dos Portos do Paraná (CPPR), desde que começou o verão, no dia 22 de dezembro, até o dia 28, foram inspecionadas 390 embarcações, que resultaram em 44 notificações emitidas, quatro embarcações retiradas de tráfego e duas apreendidas. Em um balanço realizado em 2016, 4.284 embarcações foram inspecionadas, 359 notificações emitidas, 44 embarcações retiradas de tráfego, 25 apreendidas, além do registro de quatro acidentes, todos estão sendo investigados por inquérito instaurado pela CPPR.

 

LANCHAS E MOTO AQUÁTICA

A Operação Verão da Marinha do Brasil teve início no dia 15 de dezembro e é realizada todos os anos, tendo em vista o aumento na intensidade do tráfego de embarcações de esporte e recreio. Segundo dados obtidos pela Superintendência de Segurança do Tráfego Aquaviário da Diretoria de Portos e Costas (DPC), no verão de 2015/2016 ocorreram mais de 40% do total dos acidentes registrados até novembro deste ano. Sendo que as lanchas e motos aquáticas foram os que mais de destacaram nas estatísticas. Os casos mais observados são naufrágio, abalroamento, queda de pessoas na água, incêndio e colisão.

De dezembro de 2015 a março de 2016, as embarcações que mais se envolveram nestes acidentes citados durante o lazer foram lanchas (58%), motos aquáticas (15%) e botes (14%). Nos últimos três verões, essas embarcações representaram mais de 70% dos casos registrados de esporte e recreio. A principal causa apontada é a falha humana, o que justifica a escolha pelo tema da campanha deste verão.

 

FISCALIZAÇÃO

Durante a Operação Verão 2016/2017, as organizações pertencentes à Marinha do Brasil estão mobilizadas para verificar se as regras para navegação segura são cumpridas. Na fiscalização, os Agentes de Autoridade Marítima observam a habilitação dos condutores, documentação da embarcação, material de salvatagem (coletes e boias), extintores de incêndio, luzes de navegação, a lotação e o estado da embarcação. Ainda são utilizados etilômetros, já que é proibido o consumo de bebidas alcoólicas pelos condutores.

Os agentes também devem percorrer entidades náuticas, clubes, marinas e colônias de pescadores para realizar palestras educativas e fornecer dicas sobre as principais normas de segurança da navegação.

 

 

Foto: Capitania dos Portos do Paraná

Lanchas e motos aquáticas se envolveram em mais acidentes no último verão

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.



Artigos relacionados