conecte-se conosco

Verão

Capitania orienta sobre a segurança na navegação

Para proteger os banhistas, é preciso navegar a 200 metros de distância da praia

Publicado

em

No verão e em qualquer outra época do ano, é preciso tomar alguns cuidados para uma navegação segura. Mas, durante o período de verão, foi observado pela Marinha do Brasil, que o maior índice de acidentes acontece devido à falha humana. Ou seja, poderiam ter sido evitados se houvesse mais conscientização.

A primeira orientação da Capitania dos Portos do Paraná é para que haja sempre atenção durante a navegação, pois deve ser assumida a responsabilidade por tudo que acontece a bordo. É preciso haver atenção também para navegar a mais de 200 metros de distância da praia, para que não haja perigo aos banhistas. “Lembre-se, seu direito termina quando começa o do outro”, enfatizou a Marinha.

Alguns itens não podem faltar na embarcação como a habilitação e os documentos obrigatórios, tudo tem que ser checado antes de sair. A velocidade também é importante para a segurança, pois seguindo essa orientação será possível um tempo maior para a realização de manobras em caso de situação imprevista, a fim de evitar acidentes.

As embarcações também precisam de serviços de manutenção preventiva. Pequenas medidas podem prevenir incêndios e evitar grandes tragédias, como verificar o quadro elétrico e a validade dos extintores de incêndio. Assim como para os condutores de veículos, o uso de bebidas alcoólicas não é permitido para condução de barcos. “Quando existe respeito, a diversão não tem limites”, frisou a Marinha. Em busca de mais segurança, o condutor não pode sair sem saber os locais pelos quais irá navegar. Assim como, consultar a previsão do tempo para ficar atento às possíveis mudanças.

Cada embarcação possui um limite de pessoas a bordo, isso é fundamental para garantir a estabilidade, a maioria dos acidentes com vítimas fatais são causados por esse descuido. Além disso, o plano de navegação e a lista de pessoas a bordo devem ser informados no iate clube ao qual pertence a embarcação. “Navegar é bom, mas mantenha contato com a terra firme”, afirmou a Marinha.

O combustível da embarcação nunca deve estar no limite, a orientação é para que o cálculo seja feito levando em consideração o consumo de ida e volta mais um terço para eventualidades. Quando ancorada, a instrução é para que não movimente a embarcação se tiver pessoas próximas à água.“A diversão e a segurança precisam navegar juntas”, lembrou a Marinha.

As orientações da Marinha do Brasil ainda salientam sobre a necessidade de coletes salva-vidas suficientes para todos a bordo e para o cuidado para não poluir os mares, rios e lagoas.

 

Foto: Capitania dos Portos

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress