Educação

Professores poderão acompanhar distribuição de aulas em tempo real

Processo acontece do dia 1.º ao dia 11 de fevereiro

90jg4uf7 1584473407

Neste ano, os cerca de cinco mil professores da rede estadual de ensino dos municípios litorâneos poderão acompanhar a distribuição de aulas em tempo real. A presença do professor na escola para a distribuição ainda é necessária, mas o acompanhamento poderá ser feito de forma on-line. Além disso, houve mudanças relacionadas à hora-atividade, as quais fazem parte das resoluções do Governo do Estado.

De acordo com informações da Agência Estadual de Notícias, o critério para a escolha das aulas será para aqueles que atuaram mais tempo na escola. A necessidade de distribuir aulas extraordinárias surge quando o Estado já atribuiu aulas a todos os seus professores efetivos, mas "sobram aulas", ou seja, é preciso professores para supri-las.

No dia 1.º de fevereiro, começa a distribuição de aulas na rede estadual, momento em que os docentes devem procurar pela sua escola de lotação, com um diferencial. “Este ano, entramos com um novo sistema, o RH SEED. Nós, enquanto Núcleo, e os professores poderão acompanhar o processo de distribuição das aulas em tempo real. Os professores poderão acessar a vida profissional deles, a escola etc.”, explicou a coordenadora de Recursos Humanos do Núcleo de Educação de Paranaguá, Izabel Cristina Vieira de Souza. Todo o cronograma estará divulgado no portal da Secretaria de Estado da Educação, no qual os professores já possuem uma senha de acesso.

Os professores cadastrados no Portal terão a liberdade de acompanhar quantas aulas já foram preenchidas e quantas estão sobrando. “Tudo isso será realizado de forma muito transparente, já era transparente, mas agora, a pessoa tem acesso direto”, enfatizou a chefe do Núcleo Regional de Educação, Selma Camargo Meira.

Em uma reunião realizada no fim do ano passado, a novidade foi confundida pelo fato de acreditarem que a distribuição seria feita de forma on-line, mas os professores terão que se dirigir até as escolas da mesma forma como aconteceu nos anos anteriores. “A distribuição é presencial. À medida que escolhem as aulas, o sistema dá baixa”, enfatizou Selma.

A quantidade de aulas foi definida no último dia 20, quando as escolas fecharam o número de turmas. “Foram baseadas no número de matrículas. Agora no dia 30 teremos a quantidade de turmas em cada escola de Ensino Fundamental, Médio, Educação Profissional e dos Programas de salas de recurso, professor de apoio e intérprete”, informou Selma.

 

HORA-ATIVIDADE

Segundo informações da Agência Estadual de Notícias, a lei prevê que o professor fique dois terços de sua carga horária em sala de aula e o restante como hora-atividade. “O Paraná dá mais de um terço para hora atividade e vai continuar respeitando a lei. De uma carga de trabalho de vinte horas semanais, 12h30 serão em sala de aula e 7h30 para hora-atividade, considerando-se a hora-relógio (60 minutos) para o cálculo”, destacou a Agência.

 

FOTO%202%20SELMA%20MEIRA
“Tudo isso será realizado de forma muito transparente”, afirmou a chefe do Núcleo de Educação de Paranaguá, Selma Camargo Meira

 

A medida visa a gerar menos contratos temporários, atendendo ao Tribunal de Contas, já que durante o ano passado, foram cerca de 27 mil profissionais temporários contratados na educação em todo o Estado.

 

Foto: AEN

Você também poderá gostar

Professores poderão acompanhar distribuição de aulas em tempo real

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.