Carnaval Ciência e Saúde

Samu se prepara para atendimentos durante o Carnaval

Número de atendimentos neste período aumenta em 25%

pr26y3lv 1584472186

Durante a Temporada de Verão, os atendimentos realizados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) aumentam significativamente, e no período de Carnaval, o número de atendimentos também é acrescido. O diretor de Divisão do Samu, Giovane Gonçalves, informou que o serviço está pronto para atender a demanda neste período. “Na Operação Verão devido ao acréscimo no número de pessoas no litoral com a permanência de veranistas, a quantidade de atendimentos é bem mais alta. Agora com o Carnaval a tendência também é de aumento no número de atendimentos”, destacou.

Gonçalves salientou que o Samu está preparado para atender quem necessite de auxílio também durante o Carnaval. “Frisamos à população do litoral e aos turistas que podem ficar tranquilos porque temos mais uma equipe na UTI Móvel para dar suporte junto com a aeronave”, afirmou. Ele observou que no período de Carnaval aumenta em aproximadamente 25% o número de atendimentos realizados.

O Samu estará pronto para atendimentos durante todos os festejos carnavalescos como o Bloco de Sujos, desfile das escolas, entre outras atrações da Folia de Momo. “Já estamos com equipes preparadas para esse atendimento. Esperamos que não ocorra, mas lamentavelmente nos carnavais acontece de pessoas que bebem muito e se jogam no mar e ocorrem até afogamentos. É preciso que as pessoas não exagerem na bebida alcoólica para evitar essa e outras situações de risco”, salientou.

 

SOCORRO

Os dados informados durante o pedido de socorro pelo telefone 192 do Samu são importantes para o atendimento da vítima. “É importante que a pessoa passe o máximo de informações possível. No Samu são dois atendentes que são rádio operadores, dois técnicos socorristas que ficam atendendo a população, além da equipe e o médico. No momento que a pessoa está passando as informações, fornecendo os dados da situação, o médico já está ciente. Nesse momento o médico já aciona para o deslocamento, ou seja, a ambulância já está a caminho”, explicou. “Às vezes a população acredita que enquanto está conversando com o médico a ambulância ainda não saiu para o atendimento e só partirá para o local ao final da ligação, mas na verdade, no momento o médico já está vendo na tela, pois hoje tudo funciona de forma online. As informações são jogadas no sistema e o médico automaticamente já está vendo aquela informação”, enfatizou.

Através das informações também é possível saber o número e tipo de ambulância que fará o atendimento daquela ocorrência. “No primeiro momento segue para o local a ambulância básica que é o protocolo. Na conversa com o médico, se ele perceber que é uma situação mais grave já é deslocado apoio médico logo atrás da primeira ambulância que já estava em deslocamento”, orientou.

Você também poderá gostar

Samu se prepara para atendimentos durante o Carnaval

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Samu se prepara para atendimentos durante o CarnavalAvatar de Redação

Redação