Carnaval Ciência e Saúde

Feriado de Carnaval exige cuidados com a dengue

Quintais devem ser limpos antes de sair de casa

Com mais casas fechadas durante o feriado do Carnaval, a população tem que estar atenta para deixar tudo em ordem e evitar que o mosquito da dengue se aproveite de locais propícios para a proliferação. A orientação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) é para que seja realizada uma vistoria completa nos quintais antes de sair de casa.

A diretora da 1.ª Regional de Saúde, Ilda Nagafuti, afirmou que alguns cuidados são essenciais para não colaborar com a proliferação do mosquito transmissor da doença. “A atenção principal com a dengue é com relação aos criadouros. As pessoas que vão sair de casa devem verificar se os ralos estão bem vedados, evitar deixar plantas com água parada, retirar os pratinhos, são os cuidados de sempre que devem ser intensificados antes de sair de casa”, disse.

A limpeza dos quintais deve acontecer com frequência para não dar chance para que a fêmea do mosquito deposite seus ovos. “Neste período, chove muito e é preciso redobrar esse cuidado para não deixar água parada. Quem tem piscinas, provavelmente, já sabe que tem que tratar a água com hipoclorito de sódio, que sempre utilizamos para evitar a proliferação. É preciso prestar atenção se no quintal não tem utensílios que possam reter água. Temos que remover todos esses itens, independente do tamanho. A fêmea do mosquito é muito esperta e vai depositar ovos onde ela puder para garantir a prole dela e é isso que temos que evitar”, salientou Ilda.

 

0(1)
Para 1.ª Regional de Saúde, o controle da doença ocorreu devido à mudança de comportamento da população

 

 

CONTROLE DA DOENÇA

Paranaguá continua com 34 casos autóctones de dengue confirmados desde agosto até a última semana. Esse número tem se mantido estável, de acordo com o boletim epidemiológico da Sesa. Este controle da doença é atribuído aos cuidados que a população tem desempenhado e também pelo trabalho da aplicação da bomba costal.

“Entendemos que as pessoas têm mudado o comportamento, estão cuidando desses pequenos objetos que acabam sendo os eventuais criadouros. Estamos tendo muitos casos notificados de dengue e estamos descartando com exames. Não temos mais casos confirmados porque fizemos os exames em cima dessas notificações, e as equipes de saúde têm realizado bloqueio com a bomba costal”, frisou Ilda.

Mas, as equipes ainda tem percebido a presença de focos do mosquito, por isso, o trabalho tem que ser assíduo. “Nos preocupa ainda o grande número de focos, mas com a seriedade que a população está encarando nesse momento a remoção dos criadouros, vamos diminuir o quantitativo de focos e número de mosquitos circulando”, contou Ilda.

 

VACINAÇÃO

A segunda dose da vacinação contra a dengue começa na próxima sexta-feira, dia 3 de março, em Paranaguá. A recomendação é para que pessoas de 9 a 44 anos procurem qualquer unidade de saúde. Além disso, as equipes também estarão em pontos estratégicos, a fim de facilitar a imunização. Os pontos volantes, como são chamados, ficarão em empresas, supermercados, lanchonetes, escolas, igrejas e praças. O público-alvo tem até o dia 31 de março para se imunizar.

 

 

Fotos: AEN

Você também poderá gostar

Feriado de Carnaval exige cuidados com a dengue

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.