Denúncias de que menores estariam no final da Rua Jaca, Vila São Vicente, em Paranaguá, efetuando disparos de arma de fogo em direção ao Rio Itiberê, levaram policiais militares do 9.º Batalhão a apreender um garoto de 16 anos na tarde de quarta-feira, 22. Com o adolescente foi apreendida uma arma de fogo de fabricação artesanal.
Por volta das 15h30, uma equipe da Polícia Militar foi averiguar as informações e no local indicado encontrou o adolescente, o qual estava de posse da arma, com base de madeira e contendo mecanismo de percussão e cano de ferro. Com o menor também foi apreendido um pote com pólvora e um garrafa com várias espoletas de plástico.
Ao ser indagado sobre a origem da arma, o garoto informou ser o inventor da arma e que aprendeu a fazê-la em um site de compartilhamento de vídeos e que a utilizava para diversão. Após o garoto fazer um teste na presença dos policiais, em direção a água, e ficar constatado o funcionamento do material como uma arma de fogo real, a mãe do menor foi informada da situação e o caso encaminhado à 1.ª Subdivisão Policial para que fossem tomadas as providências necessárias.