conecte-se conosco

Ciência e Saúde

DENGUE: Regional de Saúde alerta para a importância da segunda dose da vacina

Pessoas de 9 a 44 anos podem procurar a imunização neste sábado, “Dia D” da vacinação

Publicado

em

Na manhã de sexta-feira, 3, algumas pessoas puderam tomar a segunda dose da vacina contra a dengue na 1.ª Regional de Saúde. Duas delas são parte do grupo que tomou a primeira dose, durante o lançamento da campanha no Paraná, no ano passado. Pessoas que estão na faixa etária de 9 a 44 anos têm até o dia 31 deste mês para tomar a segunda dose, ou a primeira para aqueles que perderam o prazo.

Neste sábado, 4, todas as unidades de saúde do município estarão abertas das 8h às 17h, além de alguns pontos estratégicos em que a população poderá procurar, são eles: Secretaria Municipal de Saúde (Avenida Gabriel de Lara), Praça Ciro Abalém, Calçadão da Hugo Simas, Feira da Catedral, TCP, Hiper Condor, Supermercado Condor, Supermercado Bavaresco Palmital, Bavaresco Parque São João, Bavaresco Max e Shopping Estação Mall. Vale lembrar que a imunização total contempla três doses, a terceira está prevista para setembro deste ano.

O professor Dennis Martins estava no lançamento da campanha de imunização contra a dengue, em julho, sendo uma das dez pessoas que tomaram a primeira dose, e voltou para tomar a segunda visando a reforçar a proteção. “É muito importante para a questão da epidemia que passamos no ano passado. A vacina é um dos principais fatores a extinguir a doença, mas ainda existem os cuidados em casa. Quanto a minha experiência, agradeço à 1.ª Regional de Saúde a preocupação em perguntar após um mês sobre se houve alguma reação, como que eu estava e se houve algum imprevisto em casa”, relatou Dennis.

Apesar de a vacina proteger contra os quatro sorotipos de dengue, Paranaguá teve registro de apenas o tipo 1. “Nós estamos esperando mais de 55 mil pessoas para tomar a segunda dose e também oportunizar a primeira para aqueles que fizeram cirurgia na época ou tinham medo, estamos oportunizando para que essas pessoas também tomem. Já estamos vendo o reflexo, já que 92% dos casos graves são diminuídos com a vacinação, além de evitar 83% dos óbitos. Neste mesmo período do ano passado, já tínhamos quase 30 óbitos e mais de seis mil casos confirmados”, frisou a diretora da 1.ª Regional de Saúde, Ilda Nagafuti.

Toda a campanha é realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Estado da Saúde. “Estamos trabalhando em uma grande parceria com a prefeitura, todos os postos ficarão abertos disponibilizando a vacina. Ainda temos os postos fixos itinerantes em praças, igrejas e supermercados. Faremos também o trabalho de busca ativa para completar a vacinação em 100% do público-alvo para que Paranaguá nunca mais viva aquele tormento do verão passado”, lembrou Ilda.

Foto: Professor Denis Martins e estudante Lorenzo Granato foram os primeiros a serem vacinados.

Publicidade


Em alta