conecte-se conosco

Educação

Campus do IFPR inicia primeiro curso de mestrado de Paranaguá

Curso terá início no mês de agosto de 2017

Publicado

em

O campus Paranaguá do Instituto Federal do Paraná está ofertando o 1.º curso de Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade, que será realizado em Paranaguá e iniciará no mês de agosto.

O coordenador do curso de Mestrado, Professor Doutor Mateus das Neves Gomes, destaca que a primeira turma está prestes a iniciar. “Há aproximadamente três anos, metade da gestão do professor Roberto Teixeira, que está à frente da gestão do campus, fui chamado por ele para ser o coordenador de pesquisa e extensão, e entre uma das metas estava pensar no curso de mestrado para Paranaguá, pois uma das missões dos Institutos Federais é a verticalização do ensino, ter na mesma instituição formação para ensino médio, superior e a nível e de pós-graduação. Naquele momento já tínhamos, em Paranaguá, o Proeja, os cursos técnico que já vínhamos ofertando e os cursos superiores de Tecnologia em Manutenção Industrial e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e os de Licenciaturas em Física e em Ciências Sociais. E também já possuíamos duas especializações que eram em Gestão Ambiental e Especialização em Matemática Computacional Aplicado à Educação. Estávamos avançados em todos estes quesitos dentro da instituição, mas precisávamos pensar no mestrado e doutorado”, explica Gomes, enfatizando que já havia o conhecimento da demanda, principalmente pelos acadêmicos que cursavam as especializações. “A partir dos cursos já existentes no Campus, o programa de mestrado procura contribuir para a produção e o agenciamento social da ciência, da técnica e da inovação”, completou. 

O professor explica, ainda, que no início de 2016 foi submetida a proposta de mestrado do IFPR Paranaguá à Capes. “Recentemente obtivemos uma resposta positiva para a abertura do curso. É um momento de muita felicidade e esperança para todos nós. É também um marco no IFPR e na cidade de Paranaguá, pois é o primeiro curso de mestrado da cidade e da instituição reconhecido pela Capes. O ingresso da primeira turma ocorrerá em agosto, no segundo semestre de 2017”, enfatiza.

Sobre o processo seletivo, ele explica que se encontra em trâmite. “As inscrições estiveram abertas de 27 de março até 23 de maio, e agora esperamos divulgar o resultado final até o mês de junho, para formar a primeira turma com 20 vagas”, disse o professor, o qual é doutor em Engenharia Mecânica.  

 

Coordenador do curso, Professor Doutor Mateus, enfatiza que o Mestrado é reconhecido pela Capes

 

Gomes falou também sobre o perfil das pessoas formadas pelo curso. "Conforme os objetivos do programa serão formados pesquisadores para atuar na educação básica e superior e nos âmbitos que demandem especialistas capazes de situar ciência, tecnologia e inovação em contextos produtivos específicos, em instituições públicas, privadas e comunitárias", destacou.

De acordo com o professor, o programa formará mestres afinados com a análise da relação entre ciência, tecnologia e sociedade, levando em conta a especificidade da região litorânea do Paraná, com preparo para perceber criticamente seus problemas produtivos, socioambientais e educacionais e contribuir para promover desenvolvimento tecnológico, ambiental e cultural local.

 

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress