Na sexta-feira, 9, a Prefeitura de Paranaguá assinou convênio com a concessionária Ecovia, com o objetivo de regular procedimentos quanto ao recebimento e guarda dos animais resgatados pela empresa nas vias de sua concessão na BR-277, PR-407 e PR-508. A parceria foi firmada, oficialmente, durante a 12.ª Semana do Meio Ambiente, no Aeroparque. A população presente, secretários e vereadores acompanharam a assinatura do convênio.
O secretário de Desenvolvimento Sustentável, Raphael Rolim de Moura, explicou que em troca do recolhimento que a Ecovia realiza de animais abandonados nas estradas, o município contará com uma série de serviços novos voltados a melhorar o atendimento aos animais de Paranaguá. “A Ecovia continuará recolhendo os animais e os encaminhará à Secretaria para que possamos tratar o animal e fazer o processo de doação, se for o caso”, observou o secretário.
Moura informou que a Ecovia, em contrapartida, fornecerá um pacote de benefícios. “Conseguimos com a Ecovia fazer a ampliação das salas de atendimento veterinário, também um aporte mensal de medicamentos e ração, teremos a doação de uma carreta para que possamos recolher os cavalos e outros animais de grande porte abandonados no município, ampliação do canil e construção de um gatil. Ou seja, é um convênio muito importante”, destacou.
O vice-prefeito de Paranaguá, Arnaldo Maranhão, salientou a importância desse convênio. “Acredito que é um avanço, uma parceria importante. É a prefeitura junto com a Ecovia demonstrando que as parcerias são bem-vindas para o bem da cidade”, avaliou. “A Ecovia lucra com o pedágio e essa contrapartida é importante. Boa parte da safra nacional escoa pelo Porto de Paranaguá e é fundamental que a Ecovia faça parte da cidade, do nosso dia a dia e ajude também a resolver nossos problemas, afinal de contas a cidade somos todos nós”, ressaltou.
Edenilson Reveno Machado, analista de sustentabilidade da Ecovia, enfatizou que o convênio trata do recolhimento de animais domésticos, cães, gatos, equinos e bovinos soltos ao longo da rodovia BR-277, PR-407 e PR-508. “Esses animais são recolhidos pela Ecovia e entregues aos cuidados da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável. Em contrapartida, a Ecovia fará a doação de uma carretinha para transporte de animais de grande porte, construção de duas salas de atendimento de animais, construção de um gatil, entre outros benefícios”, informou. Machado disse que a obra deve ser entregue até o dia 20 de dezembro e a carreta chegará sábado, no final da tarde.
Assinatura aconteceu durante solenidade no Aeroparque
O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, avaliou o convênio como de suma importância para o meio ambiente. “Com a carretinha fazendo o recolhimento de animais, em especial dos cavalos que ficam soltos nas rodovias, Ilha dos Valadares, entre outros locais, as salas de atendimento que serão construídas e o gatil, acredito que serão melhoradas as condições de vida dos animais”, comentou. “Fico feliz que as coisas estejam acontecendo em tão pouco tempo de gestão. Parabéns a todos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável”, frisou.
De acordo com a parceria estabelecida, o convênio terá vigência nos seguintes trechos de vias que são concessões da Ecovia: BR-277 – Km 0 ao Km 18; BR-277 – Km 18 ao Km 49 – trecho Morretes, BR-277 – Km 49 a 79 – São José dos Pinhais, PR-407 do Km 0 ao Km 14,10 e PR-508 do Km 0 ao Km 19,46.