conecte-se conosco

Cultura

‘Arreda’ retorna aos palcos do Teatro Rachel Costa

Peça premiada fala sobre o feminismo como uma ferramenta de empoderamento

Publicado

em

Já estão à venda na bilheteria do Teatro Rachel Costa, os ingressos para o espetáculo ‘Arreda’. A peça que ganhou sete troféus no Festival de Teatro de Paranaguá em 2016, retorna aos palcos no dia 1.º de julho com expectativa de teatro lotado.

Arreda estreou em novembro do ano passado, causando impacto no público pela mensagem transmitida em uma hora e meia de encenação. O espetáculo trata do  feminismo como uma ferramenta de empoderamento, aborda assuntos como patriarcado, machismo, feminicídio e cultura da beleza, provocando risos e lágrimas o tempo todo.

A peça é uma produção da Cia Maré Arte, da cidade de Matinhos, sendo que um ônibus virá do município vizinho trazendo acadêmicos da Universidade Federal do Paraná, campus Litoral, para assistir à apresentação. Um dos destaques da peça é a sonoplastia, feita ao vivo. Arreda ganhou o troféu de melhor atriz, melhor atriz coadjuvante, melhor luz, melhor sonoplastia, melhor cenário, melhor diretora e melhor espetáculo.

O espetáculo é feito de mulheres para mulheres, como ressalta Viviane Túlio, que atua na peça e também na direção, além de ser a autora do texto. Ela destaca, ainda, que não imaginava a repercussão de Arreda. “Quando entregamos uma obra não dá para prever a aceitação, ainda mais em se tratando de feminismo em um contexto de cidade pequena. Intelectuais, critica, jovens estudantes, comunidade e homens receberam muito bem a mensagem e saem do teatro entendendo um pouco mais dessa construção milenar machista que vem matando mulheres. Rainhas da noite, as mulheres, deixam a sala empoderadas, seguras e cheias de sonoridade! Tudo isso embaladas pela beleza da cultura afro, uma cultura que foi demonizada pelos brancos, cheia de sabedoria e bondade que foi aceita e maravilhou grande parte da plateia”, define a diretora.

 


Espetáculo ganhou sete troféus em 2016

 

“E a gente é abusada, atua, canta, dança, toca percussão e cordas ao vivo, tudo isso com uma finalidade, que não é encher a casa de plateia mas encher o coração de quem for ate lá. A Maré segue subindo com a responsabilidade de trazer questões sociais para a cena, formando um público questionador, atento que transforma o mundo em um lugar melhor. Eu sou muito sortuda por fazer o que eu mais amo na vida e ter o carinho e apoio de tanta gente que acompanha meu trabalho e torce pela Maré.  Gratidão infinita a todos”, finaliza.

Além de Viviane Tulio, o elenco tem ainda as atrizes: Tainá Reis, Tainara Basaglia, Suelen Monteiro e Ana Paula Springer. Musicistas: Janaína Lemos e Beth Oliveira. Direção técnica: Igor Soares. Os ingressos custam R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada).

 

Publicidade


Em alta