A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, com foco na população de 5 a 19 anos, termina no dia 13 de março. Dados preliminares apontam que, a partir do início da ação, 10 de fevereiro até o dia 2 de março, foram vacinadas 28.783 pessoas nessa faixa etária. Este é o número informado, até o momento, pelas secretarias estaduais de saúde. Nesta terceira etapa, a meta é vacinar 3 milhões de pessoas.
Desde o início da campanha, em janeiro, até o dia 2 de março, 99,6 mil pessoas receberam a vacina. A principal medida de prevenção e controle do sarampo é a vacinação, disponível durante todo o ano nos 42 mil postos de saúde do País. Para viabilizar a campanha, além das demandas de rotina, o Ministério da Saúde enviou neste ano 3,9 milhões de doses da vacina, 9% a mais que o solicitado pelos Estados.
Quem não pode nem deve tomar a vacina do sarampo?
Gestantes
Bebês menores de 6 meses de idade
Pessoas com comprometimento do estado imunológico (recomenda-se que estas últimas conversem com o médico)
Importante: bebês de 6 meses a 1 ano podem tomar a vacina, quando for o caso, excepcionalmente, com a orientação da Vigilância Epidemiológica ou do médico.
O que é o sarampo?
O sarampo é uma doença extremamente contagiosa causada por um vírus do gênero Morbillivirus, da família Paramyxoviridae. A transmissão pode ocorrer por meio da fala, tosse e/ou espirro. O quadro de infecção pode ser grave, com complicações principalmente em crianças desnutridas ou com sistema imunológico debilitado.
Fonte: Ministério da Saúde