Na noite de quinta-feira, 6, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) realizou uma festa julina para os pacientes. A diretora do Departamento de Saúde Mental, Thais Pacheco, comemorou o sucesso do evento. “Muitos pacientes participaram. Tivemos uma adesão de 95% de presença, participação e envolvimento, inclusive a participação e colaboração de ex-pacientes”, destacou.
A terapeuta ocupacional do Caps, Tatiana dos Santos Alexandre salientou que a festa foi considerada um sucesso. Ela contou que, além de decoração típica para a festa, o evento teve comidas típicas, brincadeiras e a quadrilha do Caps. Tatiana disse que uma festa como essa, pode auxiliar no tratamento dos pacientes. “Esses eventos auxiliam muito os pacientes, principalmente quanto ao impacto social. Além disso, a reinserção na comunidade, visando à quebra de estereótipos e preconceitos, que a sociedade em geral possui acerca das pessoas que convivem com o sofrimento mental”, frisou.
O CAPS realiza sempre diversas atividades dentro de uma reabilitação psicossocial. “Atividades com os pacientes e, inclusive, com os familiares, ressaltando o envolvimento deles”, observou.
Pacientes, equipe do Caps e demais participantes se divertiram na Festa Julina
A terapeuta ocupacional salientou a importância das atividades. “Foi um evento em um marco de superações pessoais, de sucesso em se tratando em trabalho em equipe, em que usuários do serviço, equipe terapêutica e comunidade em geral se uniram em prol de uma causa que logrou grande sucesso”, ressaltou.
CAPS
O Caps é um serviço de saúde aberto e comunitário do SUS, local de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e persistentes e demais quadros que justifiquem sua permanência em um dispositivo de atenção diária, personalizado e promotor da vida.